Notícias

Delegados do V Congresso da Federação Nacional dos Assistentes Sociais elegem nova Direção para os próximos quatro anos

Congresso acontece no momento em que a entidade completa 15 anos de formação; delegados e delegadas aprovam novo Estatuto e Plano de Ação

O tema “Desfazendo mitos, construindo a caminhada, reescrevendo a história e reocupando espaços” foi o grande mote das discussões do V Congresso Nacional da FENAS – Federação Nacional dos Assistentes Sociais. Foram três dias, de 26 a 28 de novembro, de muito debate e de momentos de formação que culminaram na formulação de novo Estatuto, do Plano de Lutas e na escolha da nova Direção que exercerá seu mandato pelos próximos quatro anos. Esta edição do Congresso, que aconteceu no Hotel Nacional, em Brasília, reuniu cerca de 50 delegados, além de convidados e representantes de entidades sociais, governamentais e de trabalhadores.

A edição deste ano, o último Congresso aconteceu em 2012, foi marcada pela comemoração dos 15 anos de fundação da Fenas, que foi criada no ano de 2000 durante a I Assembleia Nacional Sindical dos Assistentes Sociais do Rio de Janeiro. A Federação chega nesta idade comemorando o processo de crescimento no número de entidades filiadas. O Congresso contou com a participação de 17 sindicatos. Mas, como foi lembrado, ainda tem seis estados em processo de abertura e dois em fundação de novos sindicatos. O crescimento da Federação está entre as prioridades da nova Direção.

A eleição teve chapa única aprovada por unanimidade pelos delegados presentes ao Congresso. De acordo com Margareth Dallaruvera, presidenta eleita para este próximo mandato, a Chapa “Fenas de todos” nasce desta ampliação e integração entre os sindicatos. Para ela, a Fenas, que foi construída por muitas mãos durante estes anos de lutas, cresceu do ponto de vista político, pois, mesmo com poucos recursos, a partir de sua organização, ampliou o número de sindicatos filiados ao mesmo tempo em que envolvia a categoria nos grandes momentos de mobilização dos trabalhadores contra a perda de direitos.

“Os embates que tivemos foram importantes para a construção da Fenas. Nós acreditamos neste projeto de reorganização sindical dos assistentes sociais do Brasil e por isto crescemos nestes últimos anos. Isto demonstra o salto de qualidade que a Fenas deu. A Federação está preparada para a luta e tem que caminhar. Esta nova Direção é resultado da construção de um processo maduro e democrático. Saímos deste Congresso com o compromisso de consolidar a “Fenas de Todos” e de preparar novas lideranças”, afirma Dallaruvera.  

Clique aqui para ver a fala de Dallaruvera.

Maria Laura Bicca, presidente da Fenas neste último mandato, considera que o V Congresso teve um saldo bastante positivo. Não só pelo aumento na representatividade, mas porque foi possível criar consenso e construir propostas. O novo Estatuto e o Plano de Lutas foram criados para permitir a expansão de uma base de mobilização para todo o Brasil. A dirigente considera que o fato da Federação ter conseguido a Carta Sindical será possível garantir mais infraestrutura para a consolidação e ampliação da entidade.

“Concluo esta minha tarefa de presidente considerando que avançamos nestes últimos anos. Estou feliz por ter contribuído num momento tão significativo e crucial para a continuidade da Fenas. Vejo que esta próxima Direção tem plenas condições de ser uma grande gestão. O futuro é muito promissor. A Fenas é de lutas e tem projetos para realizar”, destaca a ex-presidente da entidade.

Clique aqui para ver o que diz a ex-presidente da FENAS.

NOME DA CHAPA: FENAS DE TODOS

DIREÇÃO NACIONAL

Presidente – Margareth Alves Dallaruvera – RJ
Vice Presidente – Anselmo Menezes – SE
Secretaria Geral – Maria da Conceição – RJ
Secretaria Adjunta – Maísa Aguiar Santana – SE
Tesouraria Geral – Lucimeri Sampaio Bezerra – PR
Tesouraria Adjunta – Júlio Cesar Pires – PR

SECRETARIAS

Comunicação – Edinamar Aparecida – SP
Formação Sindical – Benedito A. Oliveira – SP
Organização Sindical – Sorimar Sabóia Amorim – MA
Relações Intersindicais – Rosalda Nunes Prado – DF
Gênero, Etnia, Igualdade Racial, Diversidade Sexual e Juventude – Zenit Vaz de Oliveira – GO

SUPLENTES DE DIRETORIA 

Maria José dos S. Peixoto – RJ
Mariza Pereira Alvarenga – RJ
Eliane Borges – MA
Josiene Camelo Ferreira – GO

CONSELHO FISCAL EFETIVO

1- Zely Guimarães  Mourão – RJ
2- Darci Bandeira Rosa – RJ
3- Fabiany Carvalho Souza – MA

CONSELHO FISCAL SUPLENTE

1- Liliane Diniz de Carvalho – RJ
2- Vânia Suely Lelis – RJ
3- Tânia Maria da Silva Nicthery- RJ 

COMISSÕES DE ASSESSORIA A DIREÇÃO NACIONAL

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

1- Maria Laura Carvalho Bicca – RS
2- Inês Bernadete Schwantes – Caxias do SUL
3- Genoveva Maria Flach – RS

PRODUÇÃO CIENTÍFICA

1- Ana Lúcia Soares Tojal – AL
2- Rosely Anacleto – SE

MOBILIZAÇÃO DE BASE

1- Agostinho Soares Belo – PA
2- Ana Regina Morais – PE
3- Gilberto D. Ribeiro – MG
4- Vanessa A. Gava – ES
5- Simone Moraes Lisboa – AM
6- Marcus Soares da Costa – TO
7- Simone dos Santos Anjos – RJ
8- José Edvaldo da Silva – SE

Deixe um comentário