Em destaque, Notícias

Demissão de dirigente jornalista é prática antissindical

A diretoria do Sindicato das/dos Psicólogas/os de São Paulo recebeu com estarrecimento e indignação a notícia de que o dirigente sindical Sérgio Pais, do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, foi demitido por justa causa da TV Tem, afiliada da Globo em Bauru. Além de ter estabilidade no emprego em função da representação sindical, Sérgio foi demitido acusado de ter roubado “um chocolate”.

A emissora fez uma demissão sumária e arbitrária, sem ouvir o funcionário e dar qualquer chance de defesa ou contestação da esdrúxula atitude empresarial. Sérgio sempre teve uma postura combativa em defesa da categoria, o que gerou diversas perseguições ao longo de seu mandato sindical.

Segundo nota do Sindicato dos Jornalistas “a TV Tem, de maneira sórdida, acusa o dirigente de furto. É uma agressão ao jornalista e um ataque ao sindicato. O fato ganhou grande repercussão na mídia nacional, trazendo danos morais e psicológicos para Sérgio e sua família”.

A direção do SinPsi-SP se solidariza com o dirigente e o Sindicato dos Jornalistas, repudia a atitude da afiliada da Globo e denuncia a prática de perseguição sindical, que contraria a Constituição Federal (artigo 8º) e a Convenção 98 da Organização Internacional do Trabalho.

Pelo fim das práticas antissindicais. Pela readmissão do jornalista Sérgio Pais. Pelo direito à livre atividade sindical.

Fevereiro de 2023

Diretoria do Sindicato das/dos Psicólogas/os de São Paulo