Em destaque, Notícias

Dia da Psicologia Latino Americana

No dia 8 de outubro comemora-se o Dia da Psicologia Latino Americana, uma data para refletir sobre a realidade de nossos países e a prática da Psicologia como experiência social crítica e de compromisso com as camadas mais vulneráveis da sociedade.

Um dia após, 9 de outubro marca a data da morte do líder da revolução cubana Ernesto Che Guevara, um símbolo de luta pela liberdade dos povos latino americanos. Che ensinava que o dever do revolucionário é fazer a revolução. O dever das psicólogas e psicólogos é atuar para um mundo e um ser humano mais justos e solidários.

No contexto da América Latina são muitos os desafios para a Psicologia. A erupção pandêmica do vírus da Covid 19 trouxe para a profissão novos desafios, a colocou de encontro com seus limites e a perspectiva de abertura de novas fronteiras de atuação. A pandemia, o aumento das desigualdades sociais, a proliferação do discurso de ódio e das fake news são um forte chamamento para que nossa categoria resista e que a Psicologia esteja a favor da transformação social. Nosso compromisso é com a vida, principalmente a da população mais vulnerável.