Notícias

Dia Nacional de Luta Antimanicomial adverte para a necessidade do tratamento digno para as pessoas com experiência de sofrimento mental

Apesar do ano de 2010 representar um progresso para a Luta Antimanicomial com a realização da IV Conferência Nacional de Saúde Mental, o dia 18 de maio, Dia Nacional de Luta Antimanicomial, será lembrado neste ano como uma data de reivindicação, por um sistema digno de tratamento.

“A importância da data é a de reafirmar a importância do fechamento dos manicômios do país, com a promoção de um tratamento digno para as pessoas com experiência de sofrimento mental e o estabelecimento de uma cultura de respeito à diversidade”, exclama Rogério Giannini, presidente do SinPsi.

O 18 de maio enfoca a solidariedade como compromisso de todos com a felicidade coletiva, com a garantia da cidadania plena a todos os sujeitos.

Na luta diária por uma sociedade sem manicômios, muitas são as resistências enfrentadas. O Conselho Federal de Psicologia (CFP) defende a completa substituição do modelo manicomial pelo tratamento em liberdade e a perspectiva da participação social. Para tanto, apóia a Lei da Reforma Psiquiátrica (nº 10.216/2001) e luta pela efetiva implementação dessa política, que exige a transformação de muitas outras políticas e que convoca a sociedade ao olhar e à ação solidária em nome da possibilidade da garantia da igualdade na diversidade.

*Sorocaba terá manifestação e debate pela Luta Antimanicomial*
A cidade de Sorocaba receberá representantes do Conselho e outras entidades da Psicologia para a realização de uma ação pública e um debate na Câmara Municipal neste 18 de maio.

Em discussão a reforma psiquiátrica na cidade, município que ostenta o maior número de leitos psiquiátricos no Estado.

A partir das 16 horas, na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro, será realizada uma intervenção cultural, com a participação do Dasdoida, projeto do CAPS Itapeva, que improvisará um desfile de moda. Psicólogos e estudantes de Sorocaba, de Santos e de São Paulo participarão distribuindo panfletos e conversando com as pessoas, chamando a atenção para a necessidade de políticas públicas ligadas à Saúde Mental em Sorocaba e região.

Às 19 horas, haverá uma audiência pública na Câmara Municipal sobre o tema. A iniciativa é do vereador Izidio de Brito Correa, que comandará uma mesa de debates composta por representantes do Sistema Conselhos de Psicologia, de usuários de serviços de saúde mental e da Secretaria Municipal de Saúde.

Deixe um comentário