Notícias

Documentário apresenta a trajetória das mulheres na CUT-SP

Como parte das celebrações dos 30 anos da criação da Comissão da Questão da Mulher Trabalhadora da CUT, comemorado em 2016, um vídeo documentário foi realizado para contar um pouco dessa trajetória.

O vídeo conta com depoimentos de Clara Ant, Luci Paulino, Maria Mendes, Ivete Garcia, Ivânia Alves Moura, Cida Trajano e Sônia Auxiliadora, ex-coordenadoras e secretárias da pasta de Mulheres na entidade paulista, além da atual secretária Ana Lúcia Firmino. Além disso, o documentário resgata imagens histórias da luta das mulheres.

Confira o vídeo, clicando aqui.

Clique aqui para ver a reportagem do Ato de Celebração, realizado em novembro.

Mulher trabalhadora

A Comissão da Questão da Mulher Trabalhadora da CUT-SP foi criada em 31 de agosto de 1986, após aprovação no 2º Congresso Nacional da CUT (CONCUT), e, na época estava ligada à Secretaria de Política Sindical. Em 2006, torna-se a atual Secretaria Estadual da Mulher Trabalhadora.

Nessas três décadas de atuação, a pasta esteve na luta por avanços que promoveram mudanças significativas na vida das mulheres trabalhadoras, contribuindo para o aumento da participação das mulheres nos sindicatos e na CUT – em 2015, a Central implementa a paridade de gênero na direção -, e atuou, por meio de suas representantes, na promoção e garantia dos direitos consagrados na Constituição de 1988, especialmente durante os governos Lula e Dilma.

Deixe um comentário