destaque

Educação popular para transformar

Por Marcella Milano

O Dia Nacional dos Profissionais da Educação busca trazer a reflexão do quanto a escola é plural e diversa e, sobretudo, reforçar a importância desses atores que colaboram para o desenvolvimento social do Brasil. Em 22 de dezembro de 2014, a presidenta Dilma Rousseff sancionou a lei 13.054/14, que reconhece sua importância.

Cabe ressaltar que a Psicologia está inserida nesse contexto para atender as necessidades e prioridades definidas pelas políticas de educação, por meio de equipes multiprofissionais, garantido pela lei 13.935, de 2019 que dispõe a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica, no qual continuamos trabalhando pela sua implementação.

Não há dúvidas de que a educação é o principal instrumento de mudança social e uma das peças chave para o desenvolvimento integral e garantidor da democracia, entendida que a valorização desses profissionais deve ser diária.

Pensando no contexto atual de pandemia e suas consequências como o isolamento social, em que seus atores precisaram se reinventar dentre as inúmeras dificuldades, muitas delas provocadas pelo desgoverno reacionário que reduziu os investimentos e interfere na pluralidade do pensamento, diante disso esse atores para proteger a vida e o emprego, além de garantir acesso preconizado na constituição de 1988, no Estatuto da Criança e do Adolescente ECA de 1990 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996, seguem em luta.

CONFERÊNCIA POPULAR DE EDUCAÇÃO

Educação se faz no coletivo e com democracia, com isso deixamos o convite para construímos também as conferências popular de educação. Em todo o Estado de São Paulo ocorrem este mês as conferências municipais e regionais da CONEPE (Conferência Estadual Popular de Educação).

É preciso compromisso com a luta por uma educação pública, com gestão pública, gratuita, democrática, de qualidade, laica, inclusiva e que garanta direitos e o SINPSI tem muito a contribuir nesse sentido.