Em destaque, Notícias

Em maio acontece a Conferência Livre de vítimas da Covid 19

Entidades de defesa pela vida e de apoio aos familiares e vítimas da Covid-19 organizam para o dia 22 de maio a Conferência Livre Nacional de Vítimas e Familiares de Vítimas da pandemia, preparatória para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, cujo tema será Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia: Amanhã Vai Ser Outro Dia

O evento será virtual com o link encaminhado com antecedência para os inscritos. Clique aqui para acessar o formulário de inscrição.

No manifesto de convocação, as entidades afirmam:

“Chegamos à inacreditável cifra de 700.000 (setecentas mil) mortes pela pandemia de Covid-19. Número quase incontável pela dimensão do absurdo, mas como são vidas ceifadas, são irredutíveis a números. Se não bastassem tantas mortes, na maioria evitáveis, ainda temos uma imensa quantidade de pessoas com sequelas pós-Covid (muitas pelo vírus e outras tantas pelo enlutamento), algumas delas bastante incapacitantes, a orfandade aumentada e outras consequências que podemos chamar de expressões alongadas e múltiplas da pandemia. Tudo isso faz parte de um trauma social que não podemos esquecer (memória), que devemos responsabilizar quem deve ser responsabilizado (justiça) e que precisamos seguir cuidando (reparação) de todos.

Nesse contexto é que nós (entidades abaixo) estamos convocando esta Conferência Livre Nacional de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid- 19, parte do processo de construção da 17ª Conferência Nacional de Saúde a ser realizada em julho em Brasília. Sabemos que as políticas destinadas ao cuidado com as vítimas da pandemia deverão ser transversais e intersetoriais, mas reconhecemos a centralidade das políticas de saúde e as articulações que elas podem induzir. Nossa conferência livre aprovará diretrizes e propostas de ações que levaremos à Conferência Nacional de Saúde, principal dispositivo de participação popular e controle social do SUS.  Um espaço para vocalizarmos nossas demandas e concretizá-las em políticas públicas.” 

Assinam o documento

– Associação Vida e Justiça em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid-19
– Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid-19 – Avico Brasil
– Coalizão Nacional Orfandade & Direitos da Criança e Adolescentes
– Frente pela Vida.

______________

Serviço

CONFERÊNCIA LIVRE NACIONAL DE VÍTIMAS E FAMILIARES DE VÍTIMAS DA COVID-19

Etapa preparatória da 17ª Conferência Nacional de Saúde

Tema: Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia: Amanhã Vai Ser Outro Dia

Data: 22 de Maio de 2023

Horário: 18h às 21h

Público-alvo: vítimas e familiares de vítimas da Covid-19, usuários do SUS, trabalhadores e gestores de Saúde; movimentos da sociedade civil organizada.

Related Posts