Em destaque, Notícias

#5 PODSIN conversa com a deputada Erika Kokay

Onde há territorialidade houve resistência, afirma a parlamentar

Por Norian Segatto

A psicóloga e deputada federal pelo Distrito Federal, Erika Kokay, é a entrevistada do quinto programa do PODSIN – Diálogos da Psicologia com a sociedade, um projeto do SinPsi em comemoração aos 50 anos da entidade.

Em seu quarto mandato, Erika Kokay (PT-DF) se define como a deputada de todas as lutas. E não é para menos, em sua trajetória de mais de uma década na Câmara Federal, Erika se tornou uma referência no combate a discriminações, nas políticas antimanicomiais, de dignidade e igualdade de gênero e, principalmente, no combate incansável pela cidadania e democracia.

Nesta conversa ela fala sobre tudo isso e como o projeto neofascista desumaniza as relações sociais e corrói as tramas de solidariedade entre indivíduos e espaços sociais. Em outras tantas atividades, Erika Kokay é coordenadora da Frente Parlamentar Mista Antimanicomial e uma defensora ferrenha das bandeiras históricas do movimento das psicólogas, como a luta pela jornada de 30 horas.

Sempre eloquente a abrangente, sua fala aponta vitórias e erros dos movimentos sociais e sindicais na resistência democrática aos quatro anos de governo Bolsonaro e descortina os desafios de seu mandato e do governo popular. Segundo ela, uma das prioridades é reconstruir “tranças”, ou seja, interfaces entre os diversos atores e programas sociais para enfrentar aqueles que apostam no desmonte da democracia. “Eles [a extrema direita] não têm projeto de país, têm apenas ódio, houve uma destruição de políticas públicas… onde há territorialidade houve resistência”, afirma.

Confira abaixo a íntegra da conversa, se inscreva no canal do SinPsi e acompanhe seu sindicato nas redes sociais. Juntes somos e podemos mais.

Outros episódios do PODSIN

#1 Dimitri Sales – presidente do Condepe

#2 Claudio Silva – ouvidor das polícias de SP

#3 Sonia Barros – coordenadora do departamento de saúde mental do Ministério da Saúde

#4 Denise Motta Dau – secretária nacional de enfrentamento à violência contra as mulheres

Related Posts