Em destaque, Notícias

Poupatempo gasta tempo (e paciência) do usuário com erro em coleta de digital

Algumas psicólogas têm relatado ao SinPsi problemas em relação à coleta de digital da pessoa que vai renovar ou tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

O que está ocorrendo?

Conforme relatos, estão ocorrendo vários erros nas unidades do Poupatempo/Detrtan na coleta da digital e quando a pessoa passa pelo perito profissional de psicologia acaba não conseguindo completar o processo, tendo de retornar para o Poupatempo ou Detran para refazer o procedimento. Em diversos casos, esse usuário já efetuou o pagamento pelo serviço pericial e isso tem causado transtornos para as/os profissionais e para quem utiliza o serviço.

Cristiane Carneiro

Para a diretora do SinPsi, Cris Carneiro, quem deveria resolver esse problema é o Poupatempo. “Porém, o que tem acontecido é que quando o candidato é encaminhado para os postos do Poupatempo para nova coleta de digital ou exclusão de digital, em vez de solucionar a questão o Poupatempo redireciona o candidato já avaliado para outro profissional e o orienta a pedir a devolução da taxa paga”, informa a diretora, que completa: “Esse procedimento fere as regras da divisão equitativa implantada no Estado de são Paulo, com o propósito de que todos parceiros do Detran e do sistema de trânsito possam exercer e responder por suas funções”.

Prejuízo para o cidadão e para a profissional

Esses problemas causam uma série de constrangimentos e irritação, tanto na pessoa que teve de ir e vir ao Poupatempo, gastar tempo (que pelo próprio nome do órgão deveria ocorrer o inverso) e, por vezes, arrumar uma briga jurídica pelo reembolso do valor pago.

Para a profissional de psicologia do trânsito é um duplo prejuízo, perde tempo, se estressa com a situação e, como já foi relatado ao Sindicato, houve casos de sofrer um processo jurídico para a devolução do dinheiro,

“O ideal é que o Poupatempo não erre na coleta da digital, mas, quando isso ocorre, o mais correto seria encaminhar o candidato ao mesmo profissional credenciado e não redistribuir aleatoriamente e orientar a pessoa a pedir a devolução do dinheiro. Agindo assim, o Poupatempo cria dois problemas em vez de resolver um”, avalia Cris Carneiro. 

O que diz a lei

Segundo as portaria 118 e 70/17, do Detran SP, o profissional psicólogo perito credenciado segue regras claras, devendo cumprir horários e datas semanais especificadas e publicadas em Diário Oficial para que os cidadãos que forem agendados eletronicamente e aleatoriamente pelo site Detran/Poupatempo possam ser atendidos com data e hora marcada por esses profissionais, estando assim vinculados a esse profissional.

Essa portaria garante o atendimento capilarizado da população, então, se uma pessoa direcionada a um determinado profissional precisa refazer o processo por erro do Poupatempo, essa pessoa deve ser redirecionada para o mesmo profissional.

A psicóloga e o cidadão devem ser respeitados!

Related Posts