Em destaque, Notícias

CFP realiza série de lives sobre conscientização no trânsito

De 18 a 25 de setembro celebra-se a Semana Nacional do Trânsito, cujo tema este ano é Juntos Salvamos Vidas. A data está prevista no artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro.

E a Psicologia é parte integrante e essencial para um trânsito mais seguro e que salve vidas.  Como área de conhecimento, a Psicologia do Trânsito estuda o comportamento humano no contexto da mobilidade urbana, investiga fatores conscientes e inconscientes que influem no trânsito partir de sistemas protagonistas: o/a condutor/a e o pedestre, o veículo e a via pública. Um dos principais focos de atenção é identificar como o comportamento que quem está no trânsito influencia na ocorrência de acidentes.

O SinPsi mantém um Grupo de Trabalho voltado para as questões específicas da Psicologia do Trânsito. “Lutamos pela melhoria das condições de trabalho da categoria dos psicólogos do trânsito, que no momento atravessa muitas dificuldades, mas mesmo assim queremos um trânsito mais seguro, sem vítimas, sem acidentes e menos infrações”, afirma a diretora do Sindicato Cris Carneiro.

Desafios

Em março deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou a Ação Direta de Inconstitucionalidade – ADI 3481, declarando inconstitucional dispositivos que restringiam a comercialização e o uso de manuais de testes psicológicos a profissionais inscritos no Conselho Federal de Psicologia. Em outubro de 2020, o governo promulgou a lei 14.071, que alterou a composição do Conselho Nacional de Trânsito e ampliou a validade das habilitações. Esses são dois marcos recentes que impactam diretamente na atividade da Psicologia do Trânsito e merecem a atenção de profissionais e entidades.

Lives do CFP

Com o objetivo de debater e problematizar os diversos desafios da área, o CFP realiza esta semana três encontros virtuais (lives):

Dia 21 – Trânsito e Saúde

Dia 22 – Tráfego e Perícia Psicológica

Dia 23 – Mobilidade e Direito à cidade.

Todas as lives começam às 16h e serão transmitidas pelas redes sociais do CFP.

Related Posts