Notícias

Em Sorocaba, SinPsi participa de curso sobre reforma política

O Comitê da Macrorregião de Sorocaba do Plebiscito Popular por uma Constituinte realizou, na tarde deste sábado, dia 26, curso de formação sobre o plebiscito popular e constituinte exclusiva e soberana do sistema Político. Pelas leis brasileiras, apenas o Congresso Nacional pode convocar um referendo.

Aberto ao público em geral, o curso aconteceu no Centro Arquidiocesano de Sorocaba e contou com mais de 60 participantes, das mais variadas entidades, como o SinPsi, representado por seu diretor Vinícius Saldanha, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e região, o MST, o Levante Popular da Juventude, estudantes e docentes da UFSCAR e UNISO (Universidade de Sorocaba), a Marcha das Mulheres, o CRESS (Conselho Regional de Serviço Social), o Movimento dos Atingidos por Barragens e a Pastoral da Juventude, dentre outros.

A programação contou com o debate sobre a conjuntura política brasileira, com a discussão a respeito do plebiscito e o sistema político atual, com o grupo de estudos sobre o Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político e, por fim, com o momento organizativo em relação ao plebiscito em Sorocaba.

Para Saldanha, a participação do SinPsi foi essencial, pelo fato de a preparação e a realização do plebiscito se configurarem como uma prática educativa do ponto de vista político e sindical.

“O curso vai permitir pautar na sociedade de uma maneira mais ampla a crise de representatividade política que enfrentamos, suas origens e seu impacto na vida dos trabalhadores e trabalhadoras. Temos a leitura de que a configuração do Congresso Nacional é profundamente influenciada pelo poder econômico, aliada dos grandes empresários e que prejudica o avanço de pautas trabalhistas, além de não representar a diversidade da nossa sociedade”, disse o diretor. 

Mesmo que, na última década, tenha havido avanços devido ao estabelecimento de um governo democrático popular, ainda há dificuldades de avançar mais, pois a atual configuração política está saturada e necessita de mudanças.

“Temos o compromisso de sensibilizar a sociedade para o tema, fazendo o trabalho de base e discutir sobre as propostas que queremos de maneira ampla, dialogando com os diversos movimentos. No Brasil, temos um histórico positivo no que diz respeito a plebiscitos, como o exemplo do plebiscito sobre a Alca, que conseguiu 10 milhões de votos e pôde pautar os malefícios que a aliança traria para o Brasil”, comentou Saldanha.

Como sindicato cidadão, o SinPsi não limita sua luta à esfera trabalhista, mas se articula também nos interesses mais amplos da sociedade, contra as diversas formas de discriminação e em defesa das minorias. 

O Comitê tem o objetivo de auxiliar na organização do plebiscito popular na cidade para rever o sistema político. O plebiscito é uma consulta na qual os cidadãos votam em aprovar ou não um determinado assunto que está sendo discutida na sociedade.

Deixe um comentário