Notícias

Encontro debate especificidades étnico-raciais na Psicologia e os desafios no enfrentamento das barreiras sociais

O I Encontro Nacional de Psicólogos(as) Negros(as) e Pesquisadores sobre Relações Interraciais e Subjetividade no Brasil – I PSINEP, que ocorrerá de 13 a 15 de outubro de 2010, no Instituto de Psicologia – USP, São Paulo, tem como objetivo organizar um segmento da categoria de psicólogos (as) que, por suas especificidades étnico-raciais, enfrenta barreiras sociais para seu pleno desenvolvimento, dessa forma, almeja-se avançar nas discussões.

Além disso, pretende apresentar um panorama dos estudos e trabalhos desenvolvidos sobre a questão racial e Psicologia por meio de comunicações orais e pôsteres e traçar um plano de ação para ampliar as linhas de pesquisas e trabalhos relacionados à temática.

Seguindo a importância desta temática, o SinPsi convida todos e todas a participarem desta atividade que tem como meta a consolidação de uma rede de profissionais do campo da psicologia, qualificados para a promoção da igualdade étnico-racial e de gênero no âmbito dos serviços públicos e privados.

Vale ressaltar que no dia 15, a partir das 10h, o presidente do SinPsi, Rogério Giannini, participará da mesa que debaterá o papel das instituições de classe no enfrentamento ao racismo e sexismo institucional.

Todas as atividades do Encontro estão organizadas a partir de três eixos: (1) Relações históricas da psicologia com o racismo: a produção de conhecimento, a prática e a formação; (2) Racismo e sofrimento psíquico: desafios para a psicologia e os(as) psicólogos(as) e (3) A configuração do mundo profissional e social para o(a) psicólogo(a) negro(a) no Brasil.

De acordo com estimativas da organização, o encontro reunirá 350 participantes. As atividades programadas são conferência, mesas-redondas, rodas de conversa, comunicações orais e pôsteres e oficinas. São esperados psicólogos (as) negros (as) das diversas áreas (saúde organizacional e trabalho, educação, hospitalar, direitos humanos, entre outras), pesquisadores da temática étnico-racial e subjetividade, estudantes de Psicologia e interessados pela temática étnico-racial na Psicologia.

As inscrições podem ser feitas pela página: http://psinep.pol.org.br/inscricao/.

* Com informações do Conselho Federal de Psicologia

Deixe um comentário