Notícias

Encontro FETSUAS aborda atual conjuntura política

Neste sábado, 25 de abril, aconteceu no Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região o 13º Encontro do Fórum Estadual de Trabalhadoras e Trabalhadores do SUAS de São Paulo (FETSUAS/SP). Sorocaba sediou o Encontro pela primeira vez, fruto da articulação entre o SinPsi subsede Sorocaba, o CRP subsede Sorocaba e o CRESS seccional Sorocaba, entidades que têm construído uma agenda conjunta no âmbito da Assistência Social na região.

“O objetivo dessa articulação é proporcionar aos trabalhadores e trabalhadoras da região um espaço propício para a organização de pautas conjuntas e para a ampliação do debate político necessário com toda a sociedade”, contou Vinícius Saldanha, dirigente SinPsi.

O encontro teve cerca de 200 participantes, entre trabalhadores/trabalhadoras, pesquisadores, estudantes e gestores. Com o tema “Trabalhadoras (es) do SUAS e o Compromisso Ético Político no Combate às Desigualdades Sociais”, o evento focou na atual conjuntura, por abordar dimensões como o trabalho e o papel de Estado.

“Ambos se encontram diante de um ataque maciço por parte das forças antidemocráticas presentes na grande mídia e no Congresso Nacional, que tem se unido no intuito de retirar direitos trabalhistas, de prejudicar a organização dos trabalhadores e de propagar a visão de um Estado mínimo, estritamente punitivo e não comprometido com a redução das desigualdades”, explicou Fernanda Magano, presidenta da Fenapsi e dirigente SinPsi. 

 

Dentro desse contexto, houve debate sobre a aprovação do PL 4330, a articulação na Câmara pró-redução da maioridade penal e o recorrente ataque político-midiático aos programas sociais.

A mesa de abertura foi composta por representantes locais do SinPsi, do CRP, do CRESS e do FETSUAS, que contextualizou aos presentes a natureza do Fórum, fazendo um resgate histórico do mesmo. Em seguida, ocorreram três grupos de discussão, onde cada participante pôde se inscrever no grupo de sua escolha, sendo: 

– Trabalhadores do SUAS debatem a Educação Permanente no SUAS; 

– Participação nas Conferências de Assistência Social; 

– Regulamentação dos Benefícios Eventuais.

Após as discussões nos grupos, os participantes debateram em plenária as propostas levantadas. Dentre elas, foram aprovadas moções de repúdio ao PL 4330, moção de repúdio à redução da maioridade penal. Também foram eleitos dois representantes da plenária para compor a coordenação.

Na parte da tarde houve mesa de debate com a presidenta do Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo, Mauricléia dos Santos, e com o membro do Núcleo sobre Assistência Social do CRP/SP, Vinicius de Lima. 

“O Encontro colocou em sintonia o Fórum Estadual e os trabalhadores da Região, o que tende a fortalecer a ambos, e também porque evidencia um momento político propício para a criação de um Fórum de Trabalhadores e Trabalhadoras do SUAS em âmbito local”, concluiu o dirigente SinPsi.

 

O momento agora é de intensificar a articulação, alcançar também os trabalhadores de nível médio, os conselheiros da assistência e os usuários dos serviços, para essa construção.

Ao final, foi escolhida a data de 13 de junho para um Encontro Regional, com o intuito de construir o Fórum Regional de Trabalhadores e Trabalhadoras do SUAS.

Deixe um comentário