Nove entidades de Bauru se uniram para realizar, no próximo sábado (11), das 8h às 17h30, Conferência Livre de Segurança Pública. O evento, que será realizado no auditório do Senai, na rua Virgílio Malta, 11-22, tem caráter mobilizador e propositivo, visando o diálogo e o debate da sociedade civil na construção e formulação das diretrizes de uma nova política de segurança pública.
Entre os convidados para o debate estão a psicóloga Adriana Eiko, do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, e Gilson de Menezes, diretor de Segurança Urbana de Osasco e coordenador da Comissão Nacional de Guardas Municipais. A conferência é organizada pela sociedade civil de Bauru e tem como objetivo discutir alternativas para a política de segurança pública. As contribuições e sugestões serão enviadas para a 1.ª Conferência Nacional de Segurança Pública, que será realizada entre os dias 27 e 30 de agosto, em Brasília.
O desafio da Conferência Livre de Bauru é sugerir estratégias para tornar a segurança pública uma política democrática que tenha como princípios a promoção de direitos humanos e a articulação com as demais políticas públicas como educação, saúde, trabalho e assistência social, concentrando esforços na prevenção da violência com ações envolvendo a participação de toda a sociedade.
Participam da organização da conferência o Grupo Contra Violência e Violação dos Direitos Humanos, Conselho Regional de Psicologia de São Paulo/Subsede Bauru, Núcleo pela Tolerância da Unesp, Instituto Acesso Popular, Comissão de Direitos Humanos da OAB, Conselho Municipal da Condição Feminina, Conselho Regional de Serviço Social/Bauru, Conselho de Leigos da Igreja Católica e Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Bauru.