Em destaque, Notícias

Equipe que atua com redução de danos na Cracolândia é detida pela GCM

Na quinta-feira, 1set. policiais da Guarda Civil Municipal (CGM) reprimiram uma atividade de redução de danos a pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social na região central de São Paulo conhecida como Cracolândia. O psiquiatra Flávio Falcone, o repórter fotográfico João Leoci e outras 20 pessoas que trabalham no projeto foram levados para o 77º DP. Segundo o portal Ponte Jornalismo, O delegado Severino Vasconcelos informou QUE o grupo estava sendo detido sob alegação de perturbação da ordem pública.

“Eles já chegaram atirando com balas de borracha e soltando bombas. Eu me identifiquei como jornalista e mesmo assim tive uma espingarda calibre 12 apontada para o meu rosto e ordem para que eu parasse de fotografar”, relatou João Leoci.

Flávio Falcone, que já trabalhou no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), atua como médico-palhaço nas ruas do centro de São Paulo desde 2007 atendendo pessoas em situação de vulnerabilidade, trabalho que lhe rendeu indicação para compor a equipe do extinto De Braços Abertos, programa do então prefeito Fernando Haddad (PT), que tinha por objetivo implementar a redução de danos na região da Luz

Todas as quintas-feiras, Flávio e sua equipe percorrem as ruas do centro de São Paulo com uma bicicleta que carrega uma caixa de som que é denominada Rádio Kawex, como forma de ampliar a comunicação com as pessoas que fazem uso de drogas na região apontando os benefícios da redução de danos no consumo de substâncias.

_______________

Foto: O delegado Severino Vasconcelos no momento da detenção dos ativistas | Foto: João Leoci

Related Posts