Em destaque, Notícias

Grito dos Excluídos acontece dia 7 em todo o país

As entidades que organizam o 28º Grito dos Excluídos realizaram na quinta-feira, 1 de setembro, uma coletiva de imprensa virtual para divulgar a programação e atividades do evento, que acontece tradicionalmente no dia 7 de setembro.

Este ano, o tema do Grito é “A vida em primeiro lugar – 200 anos de independência pra quem? Desde 1995, movimentos populares e sociais e ordens religiosas, como a CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) se unem no dia 7 de setembro para combater a exclusão social da maioria do povo. Este ano a ação tem também o objetivo de denunciar as mazelas do governo Bolsonaro. 

No Estado de São Paulo, as comemorações ocorrem na capital, baixada santista de diversas cidades do interior. Confira:

São Paulo capital:
7/9 – Ato “Por Terra, teto, trabalho e democracia! Pão e viver bem!” Às 09h00, na Praça da Sé.
Bairro Santo Amaro: 4/9 – PO de Santo Amaro, na Praça do Jardim Miriam, avenida Cupecê, próximo ao Poupatempo, a partir das 9 horas.

Aparecida
7/9 – Junto com a 35ª Romaria das Trabalhadoras e Trabalhadores. Concentração às 6h na Praça Nossa Senhora Aparecida, em frente à Basílica história (velha); mística, seguida de caminhada pelas ruas da cidade, com cartazes, cantos e falas, até o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, onde haverá missa às 9h, transmitida ao vivo pela TV
Aparecida. O lema da Romaria é: “Mãe Negra Aparecida, rezamos e lutamos em defesa da vida”. (Organização da Romaria: Pastoral Operária Nacional/São Paulo/Rio de Janeiro/Minas Gerais/Espírito Santo, e SPM – Serviço Pastoral dos Migrantes).


Baixada Santista/Santos:
3/9 – A partir das 10h, Diálogo e Panfletagem na Feira da Zona Noroeste no Jardim Castelo.
4/9 – Pré-Grito: às 14 horas, Roda de Conversa com o tema “Tá tudo caro! A luta das mulheres por justiça social”, apresentação da nova direção do Núcleo de Liderança de Mulheres da ZN. Local: Instituto Arte no Dique (Av Brigadeiro Faria Lima, 1349, Rádio Clube.
7/9 – Grito na Baixada na Zona Noroeste em Santos, concentração no sambódromo. Encerraremos o Grito com um ato inter-religioso.

Itupeva:
7/9 – Diocese de Jundiaí. Às 10h, celebração do Grito na Igreja Santo Antônio, presidida pelo bispo diocesano Dom Arnaldo Carvalheiro Neto. No final da celebração, haverá manifestação em frente à igreja, através da Fila do Povo, para os manifestantes.

Americana:
7/9 – Celebração ecumênica e ato em bairro da periferia.

Itapeva:
7/9 – Assentamento MST

Mogi das Cruzes:
7/9 – Concentração 8h30, na Catedral de Sant´Ana, com apresentação das pastorais sociais e movimentos populares. Missa às 09h, com o bispo D. Pedro Luís Stringhini, caminhada até o Largo do Rosário onde haverá manifestações populares das lideranças por Direitos, Liberdade dos Povos e Democracia.

Santo André/ABCDMRR
7/9 – Missa na Igreja Matriz de Santo André, às 8h30; Concentração em frente à Matriz, às 9h30; Caminhada, às 09h45, até a Praça do Carmo; Ato inter-religioso, às 11h.

São José dos Campos
7/9 – Praça Afonso Pena.

Piracicaba
7/9 – Ato, às 8h00, na Praça José Bonifácio.

Assis
7/9 – É o nosso primeiro Grito, resolvemos esse ano organizar o Grito dos Excluídos em formato de evento cultural. Temos o apoio da Igreja católica e de várias entidades.

Para mais informações acesse o site oficial do Grito dos Excluídos.