Em destaque, Notícias

Vídeo sobre congresso de saúde mental já está disponível no canal da Abrasme

Entre os dias 21 e 24 de julho aconteceu o 8º Congresso Brasileiro de Saúde Mental, promovido pela Abrasme e com o apoio do SinPsi entre outras várias entidades. Após o longo período de isolamento social, o evento presencial se revestiu de especial importância e simbolismo: foram mais de 2,3 mil pessoas se inscreveram para participar de 60 rodas de conversas, apresentação de 750 trabalhos, 200 palestrantes, oficinas culturais, feira de economia solidária, mostra de filmes, música, teatro, três grandes debates e dezenas de atividades.

Para o ex-presidente da Abrasme, Leo Pinheiro, o Congresso foi um momento de “afirmação de um projeto de país e sociedade que tem como princípio a democracia, a defesa do Sistema Único de Saúde e de uma reforma psiquiátrica antimanicomial”.

O Congresso terminou no domingo, 24, com um ato público na Avenida Paulista, denunciando as tentativas de retrocesso das políticas antimanicomiais, o desfinanciamento do SUS e o preconceito contra populações negras, pobre e LGBT.

Acompanhe abaixo o vídeo do evento. A Abrasme irá disponibilizar, ainda, fotos e depoimentos de quem participou. Sem dúvida, um rico e histórico material para todos que se interessam pelo tema da saúde mental no Brasil.

________________

Texto e foto: Norian Segatto

Related Posts