Em destaque, Notícias

Congresso Brasileiro de Saúde Mental começa dia 21

Ao final do evento, no dia 24, está programado um ato público em defesa da Reforma Psiquiátrica na Praça Oswaldo Cruz (Av. Paulista), às 14h

Em um quadro de enfraquecimento do SUS pelo desfinanciamento e de desorganização da política de saúde mental pela volta das práticas segregadoras e excludentes feitas pelas autodenominadas Comunidades Terapêuticas, a Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME), com a parceria de mais de quarenta entidades e movimentos, organizou o 8º Congresso Brasileiro de Saúde Mental (8CBSM).

O Congresso é um evento com excelência acadêmica, pluralidade epistemológica e compromisso ético-político com a democracia, a liberdade, justiça social e os direitos humanos reunindo pessoas do Brasil e do exterior que têm dedicado ao fortalecimento das Lutas antimanicomial, antiproibicionista, antirracista, anticapacitista e na defesa da Reforma Psiquiátrica.

É sem dúvida um grande evento, com:
– Mais de 2.000 participantes
– Programação distribuída em 10 eixos temáticos
– 700 trabalhos acadêmicos selecionados
– 60 rodas de conversa
– 21 mesas redonda
– Três grandes debates
– Feira de economia solidária
– Tenda Paulo Freire
– Diversas atividades culturais e intervenções artísticas
– Mais de 40 instituições/organizações parceiras

Pandemia de depressão

A pandemia de Covid 19 provocou várias sequelas nas pessoas infectadas e na sociedade como um todo. Estudos ainda estão sendo feitos, mas já se constata aumento de casos de depressão, ansiedade e suicídios. Segundo matéria publicada no portal UOL, estudos da Universidade Federal de Pelotas apontam que os casos de depressão subiram de 9,6% da população antes da pandemia, para 13,5% em 2022. A cidade de Venâncio Aires (RS) é apontada como tendo uma das mais altas taxas de suicídio do Brasil. Somente este ano foram nove óbitos e 38 tentativas. Os números impressionam e estão associados, além da pandemia, ao uso intensivo de agrotóxicos organofosforados, utilizados em larga escala no cultivo do tabaco e que podem causar síndromes neurocomportamentais e distúrbios psiquiátricos.

Esses e outros temas estarão sendo abordados nas diversas mesas e rodas de debates que acontecem no 8CBSM. Para saber mais acesse o site do evento e o manifesto assinado por dezenas de entidades: Democracia, antropofagias e potências da luta antimanicomial.

Serviço
8º Congresso Brasileiro de Saúde Mental
Organização: ABRASME – Associação Brasileira de Saúde Mental
De 21 a 24 de julho
Campus Indianópolis da Unip (Universidade Paulista) – R. Dr. Bacelar, 1212 – Vila Clementino.

Related Posts