Notícias

Estudantes fazem estágio de vivência com movimentos populares

O SinPsi procura dialogar com frentes interdisciplinares, em busca de difundir cada vez mais a consciência de luta coletiva dentre profissionais de Psicologia. E foi assim que o sindicato apoiou o X Estágio Interdisciplinar de Vivência, que aconteceu no Instituto Laudenor de Souza, em Itapeva, interior de São Paulo, de 7 a 28 de janeiro.

Voltado para universitários de sensibilizarem com as lutas sociais e com o objetivo de integrar conhecimento acadêmico com lutas populares, o estágio fortalece e massifica o Movimento Estudantil. Oferece formação política, valores e práticas contra hegemônicas que visam à transformação da sociedade por meio de um projeto popular para o Brasil.

Essa edição contou com 20 estagiários, dentre eles estudantes de Psicologia de universidades públicas e privadas, e com 13 pessoas na coordenação político-pedagógica, atuando em estrutura, limpeza, alimentação, mística e animação.

Logo no primeiro dia, na etapa chamada Preparação, os estagiários participaram de painéis de formação sobre economia política, questões agrária, energética, de gênero, racial e LGBT.

Segundo o relatório do projeto, divulgado na semana passada, “os estudantes puderam desfrutar de espaços variados que entendemos necessário para a construção de uma nova sociedade, de acordo com o método de educação popular Josué de Castro; um exemplo é o Tempo Despertar, que sugere que se trabalhe o corpo, a percepção maior do espaço em que se encontra e a percepção do outro, para desvincular esses processos de um processo alienante”.

A segunda etapa tratou da própria vivência, com os estagiários divididos em grupos e enviados às áreas da Reforma Agrária e de Atingidos por Barragens, pré-determinadas pelos movimentos. De Itapeva, os grupos foram enviados para Promissão, Ribeirão Preto, Iaras, Vale do Ribeira, Grande São Paulo (comuna urbana), Apiaí e Sorocaba. Por oito dias, os grupos viveram com famílias que fazem parte do movimento, com o mesmo dia-a-dia de luta e rotina de trabalho.

Na terceira etapa, chamada Retomada, os estudantes voltaram ao Instituto Laudenor de Souza, onde foram recebidos novamente pela coordenação político-pedagógica para atividades direcionadas a integração do aprendizado nas duas etapas anteriores.

 

O X Estágio Interdisciplinar de Vivência terminou com um saldo positivo de estudantes universitários que conhecem a realidade do povo brasileiro de perto, com base e disposição para o enfrentamento político necessário à disputa de um projeto de sociedade popular e democrático.

Deixe um comentário