Notícias

Evento no Peru fortalece a Psicologia latino-americana

Uma experiência inédita nesta semana de julho marcou a integração da Psicologia de dois países latino-americanos. O Brasil e o Peru compartilharam experiências, conhecimentos e aprendizados entre os dias 18 e 20 de julho no I Encontro Brasileiro e Peruano de Psicologia. Ambos os países fazem parte da União Latino-Americana de Psicologia – ULAPSI e este tipo de evento, iniciativa do Conselho Federal de Psicologia em parceria com o Colégio de Psicólogos do Peru, vem para estreitar a relação entre a Psicologia produzida nas duas nações. Foi primeira vez que os dois países participaram deste tipo de experiência.
 
A delegação brasileira composta por cerca de 12 brasileiros, contava com a presença de diversos conselheiros do CFP e do seu presidente Humberto Verona, que afirma a importância deste tipo de encontro. “Fortalece o vínculo entre a Psicologia latino-americana, o que representa uma porta aberta para a integração entre todos os países. Para além dos resultados práticos e dos conteúdos discutidos, esse valor simbólico da união e da aproximação foi uma das coisas mais importantes do encontro”, disse.
 
O evento teve sua sede na cidade de Lima, no Peru, mas os participantes visitaram também três outras cidades do país, Arequipa, Trujillo e Cuzco. Em cada uma delas uma dupla de brasileiros e uma dupla de peruanos debatiam as principais preocupações da Psicologia nos dois países “Foram discutidos temas como direitos humanos, compromisso social e perspectivas de políticas publicas, área onde o Peru ainda está incipiente, mas se mostrou muito interessado” comenta Humberto Verona. Ao final do encontro, os membros da delegação brasileira receberam do Colégio dos Psicólogos do Peru o título de Psicólogos Honorários do Peru, uma homenagem e um reconhecimento da parceria entre os dois países.  
 
O encontro se encerrou na quarta feira, dia 20, e na quinta, dia 21, também em Lima, começaram o XV Congresso Nacional de Psicologia e o V Congresso Internacional de Psicologia. O presidente do CFP, Humberto Verona, participou da mesa de abertura do evento que vai até o dia 23 de julho.

Deixe um comentário