Em destaque, Notícias

Exercer a esperança em 2022

O ano que termina carrega consigo marcas e cicatrizes que ficarão para sempre na história de cada um/a. Foi um ano de perdas: perdas de vidas preciosas, de direitos sociais e trabalhistas, perda de nossa floresta, de nosso petróleo, da cidadania duramente conquistada.

Um ano em que o governo foi o maior inimigo da população, ano que negou a ciência, a vacina, que a polícia teve carta branca para matar pretos e pobres. Um ano que, ainda isolados socialmente, poucos abraços pudemos trocar com aqueles que nos é precioso.

Mas, também, foi um ano em que não desistimos de lutar, de dizer não ao desgoverno, de denunciar o genocídio, de ser a voz daqueles que não têm. Cautelosamente saímos às ruas para lutar pela vida, pela Amazônia, pela democracia, ameaçada como não víamos há muitos anos.

Em 2022 queremos deixar a mensagem de mudança. Queremos esperançar como ensinou o mestre Paulo Freire, do verbo esperança, não de esperar, pois sabemos fazer a hora, não esperamos acontecer, Vamos fazer de 2022 o ano da virada, da vitória da ciência, da cultura, da solidariedade, sobre a barbárie e o fascismo.

Psicóloga, psicólogo, nossa profissão tem uma grande responsabilidade social e individual no cuidar de corações e mentes, no parir de uma sociedade mais justa. Contem sempre com o Sindicato, ele é nossa trincheira contra os ataques e ferramenta de busca de uma vida melhor para todos nós.

Vamos nos esperançar de 2022 e fazer acontecer!