Notícias

Federação dos Trabalhadores em Seguridade Social de São Paulo elege nova direção

A FETSS – Federação dos Trabalhadores em Seguridade Social do Estado de São Paulo realizou seu 3º Congresso e definiu, seguindo os critérios estabelecidos pela CUT Nacional, a nova direção da entidade para o período de 2015 a 2019. O Congresso aconteceu de 21 a 24 de maio, em Campinas, e reuniu cerca de 150 delegados. A posse da nova direção foi dada durante o Congresso. A Federação, que reúne doze sindicatos das áreas de Saúde, Previdência e Assistência Social, é filiada à CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social. Estiveram representando a Confederação o seu presidente, Sandro Cezar, a secretária Geral, Célia Regina Costa, e seu secretário de Saúde do Trabalhador, Ademir Portilho.

A coordenação do evento definiu uma agenda de trabalhos a partir de mesas de debates em que o primeiro dia foi dedicado a uma Plenária de Mulheres. Na sequência, os delegados puderam participar de uma análise de conjuntura focando os cenários internacional, nacional e estadual. As perspectivas do movimento sindical também foram debatidas pelos participantes. Logo após este arcabouço teórico, foram realizados os trabalhos em grupo para discussão e formatação do Plano de Lutas. Para finalizar, as lideranças sindicais puderam escolher a nova direção da Federação.

 De acordo com o então presidente da Federação, Hélcio Aparecido Marcelino, o processo de escolha dos novos dirigentes foi sendo construído desde o ano passado através de reuniões com as entidades. Segundo Hélcio, os debates foram muito tranquilos e permitiram a realização da eleição com chapa única, que foi formada a partir de muita responsabilidade e unidade. Este formato de preparação permitiu também que os delegados pudessem participar e aproveitar melhor o conteúdo das discussões realizadas durante todo o período do Congresso.

 “Pudemos construir coletivamente a metodologia e o conteúdo do Congresso. Isto implica, inclusive, na definição de critérios para escolha dos representantes que formaram a chapa e a indicação do nome que representará a Federação na CUT. Eu, particularmente, saio do Congresso muito feliz. A Federação tem assumido seu papel nas instâncias em que contribui com as discussões, como CUT, CNTSS/CUT e Ministério do Trabalho e Emprego. Quando cheguei à presidência, em 2012, eram apenas cinco sindicatos filiados. Hoje, deixo o cargo com doze sindicatos. Desejo todo sucesso à próxima direção”, afirma Hélcio.

 O presidente eleito, Rogério Giannini, do Sindicato dos Psicólogos de São Paulo, concorda que a metodologia no 3º Congresso foi importante para o sucesso do evento. Para ele, encontros que precederam permitiram que fossem observadas as realidades das entidades filiadas e fez com que não acontecessem disputas e tensionamentos. Também acredita que os debates feitos foram importantes para a elaboração e amadurecimento do Plano de Ação, que procurou contemplar todas as áreas da Seguridade. A Federação, segundo o novo presidente, tem conseguido expressar muito bem sua condição de representante do Ramo da Seguridade Social.  .

“Acredito que temos agora dois principais desafios. O primeiro é fazer consolidar a ideia que os temas que pautam as ações do Ramo devem ser correlacionados. Assim construiremos uma proposta unificada que represente os anseios da Seguridade Social. Não podemos mais pensar cada área isolada. O outro desafio diz respeito a como pensar as pautas de negociações observando o conjunto dos interesses dos sindicatos. Precisamos nos aproximar mais do dia a dia das entidades e contribuir na discussão sobre as pautas de negociação”, destaca Giannini.

 FETSS-CUT (*):

Federação dos Trabalhadores em Seguridade Social no Estado de São Paulo (FETSS) é uma entidade orgânica à CNTSS/ CUT e à CUT, criada em dezembro de 2004 para ser a organização dos trabalhadores cutistas do ramo da seguridade social em âmbito estadual, tendo por base os princípios que norteiam a Central e suas organizações orgânicas em todos os níveis. É, portanto combativa, CLASISTA e DEMOCRÁTICA e de massas. 

Em âmbito estadual (estado de São Paulo) os trabalhadores e entidades sindicais que representam trabalhadores da saúde, previdência e assistência social do setor público federal, estadual e municipal e do setor privado filantrópico e lucrativo, num amplo leque de profissões, vínculos e relações de trabalho.

 Prioridades da FETSS

 Apoio às lutas das entidades de base

Organização e negociação das lutas

Atuação nos fóruns e espaços de debate e deliberação de políticas públicas de saúde, previdência e assistência social

Atuação nos espaços regulares de negociação

Atuação nos fóruns e espaços de debate e deliberação de direitos sindicais, relações de trabalho e negociação no setor público e privado

 Principais lutas

 Jornada máxima de 30 horas semanais para todos os trabalhadores em seu âmbito

Desprecarização do trabalho no SUS – Sistema Único de Saúde

Espaços regulares de negociação no setor público

Defesa e promoção dos princípios do SUS

Defesa da manutenção ampliação dos direitos históricos da Classe Trabalhadora

DIREÇÃO 2015/2019 – FETSS

PRESIDENTE:Rogério Giannini – SINPSI

VICE-PRESIDENTE:Cleusa de Almeida Oliveira – SITRAEMFA

SECRETARIA GERAL:Ivonildes Ferreira da Silva – SEESP

SECRETARIA GERAL ADJUNTA:Débora Giselda Cristiano Gomes – SINDSAUDE ABC

ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS:Hélcio Aparecido Marcelino – SINDSAUDESP

ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS ADJUNTA:Eliane de Castro Ribeiro da Costa – SINDSAUDE GUARULHOS

COMUNICAÇÃO:Mauri Bezerra Santos Francisco – SINDSAUDE SP

COMUNICAÇÃO ADJUNTO:Péricles Cristiano Batista Flores – SEESP

MULHER TRABALHADORA:Josefa Bezerra do Vale – SEESP

MULHER TRABALHADORA ADJUNTA:Regina Aparecida Bueno Paiva – SINDSAUDE SP

ORGANIZAÇÃO:Almir Rodrigo Da Silva – SINDSAUDE ABC

ORGANIZAÇÃO ADJUNTA:Cínthia Marcondes Moreira Muniz – SINDACS VALE DO PARAIBA

POLÍTICA SINDICAL:Marcos Meira da Rocha – SINDSAUDE GUARULHOS

CONSELHO FISCAL TITULAR: EmersonTrindade – SindSaúde SP

CONSELHO FISCAL TITULAR: Elenice Santana – SinPsi

CONSELHO FISCAL TITULAR: Emanuel Leite Guimarães – Sindacs GSP

CONSELHO FISCAL Suplente: Cícero Costa Filho – SindSaúde ABC

CONSELHO FISCAL Suplente: Maria do Carmo Picoli – SindSaúde Guarulhos

CONSELHO FISCAL Suplente: Francisco de Araujo Ferreira – Sitraemfa

Deixe um comentário