Notícias

Fenapsi, Abrasme e CFP contra a política da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Nova Política Nacional de Saúde Mental e da Assistência Hospitalar Psiquiátrica

Na última sexta-feira (3) foi formada a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Nova Política Nacional de Saúde Mental e da Assistência Hospitalar Psiquiátrica na Câmara dos Deputados e Senado Federal. Trata-se de uma frente que olha essa questão com os olhos do governo golpista e que em nada representa a luta por uma abordagem progressista da saúde mental.

A frente foi criada com o objetivo de mostrar apoio dos parlamentares a essa reforma postulada pelo governo por meio do coordenador de Saúde Mental Quirino Cordeiro. Inclusive, muitos parlamentares do Partido dos Trabalhadores estavam na frente, que, na nossa visão, vai contra à frente criada pela deputada Érica Kokay (PT-DF), que fala especificamente da luta antimanicomial.

Movimentos em defesa da reforma psiquiátrica já denunciam, desde a ascensão do governo Michel Temer, o desmonte nas políticas públicas de saúde e seguridade social, e também a portaria nº 3.588, que deflagrou um duro golpe na luta antimanicomial e aos direitos dos usuários dos serviços de saúde mental, álcool e drogas.

Fenapsi, Abrasme e CFP estiveram com o líder do PT na Câmara, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que assinou um documento para que deputados e senadores petistas retirem suas assinaturas desta frente que, na nossa visão, favorece os hospitais psiquiátricos e comunidades terapêuticas.

É preciso intensificar a luta e a nossa posição contrária a essa nova política de saúde mental e da assistência hospitalar psiquiátrica.

Deixe um comentário