Notícias

Fenapsi apoia ocupação de Brasília no dia 14 pela saída de Valencius

A manifestação, que acontecerá às 14h30, será uma mobilização nacional de cunho ético-político-cultural em defesa da Política Nacional de Saúde Mental e dos Direitos Humanos

Na próxima quinta-feira, 14, Brasília será tomada por milhares de militantes de coletivos, entidades e movimentos sociais da Luta Antimanicomial de todo o Brasil. A data será marcada por uma mobilização nacional pela revogação imediata da nomeação de Valencius Wurch Duarte Filho para a Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde. A posse dele foi realizada nesta quinta-feira, 7.

Às 14 horas uma grande manifestação será realizada na frente do Ministério da Saúde. A Fenapsi apoia este movimento, assim como todas as iniciativas que surgem por todo o país exigindo a saída de Valencius.

 

Clique aqui e confirme presença no evento do Facebook.

A ocupação da sala da Coordenação em questão no Ministério da Saúde já ultrapassou os 20 dias e o movimento convida os mais diversos coletivos de todo o país, trabalhadores do SUS e demais políticas públicas, seus usuários, familiares, estudantes, apoiadores e sociedade em geral para ocupar Brasília, não apenas no dia 14, mas a partir de dia 11 de janeiro seguindo na luta até o dia 15.

A manifestação do dia 14 será uma mobilização nacional de cunho ético-político-cultural em defesa da Política Nacional de Saúde Mental e dos Direitos Humanos. Será reafirmada a defesa de uma pauta de interesse coletivo pelo fim da lógica e prática manicomial.

Os movimentos mobilizados entendem que a nova política do Ministério da Saúde e a consequentemente nomeação de Valencius representam um retrocesso na gestão da Saúde Mental no Brasil e na Reforma Psiquiátrica com a consequente volta dos manicômios. O novo coordenador foi diretor por 10 anos do maior manicômio da América Latina, a Casa de Saúde Dr. Eiras de Paracambi, no Rio de Janeiro.

Deixe um comentário