Notícias

Fernanda Magano participa de evento preparatório para a 15ª Conferência Nacional de Saúde

Durante os três dias de discussões foram reafirmados os princípios e diretrizes do SUS e a importância de sua efetivação

A presidenta da Fenapsi e dirigente do SinPsi, Fernanda Magano, participou da 7ª Conferência Estadual de Saúde de São Paulo entre os dias 21 e 24 de julho, em Águas de Lindóia. Durante o evento foram debatidas questões como a garantia à saúde como direito humano, sua universalidade, integralidade e equidade no Sistema Único de Saúde (SUS), com base em políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais.

De acordo com Fernanda Magano, neste momento da conjuntura política conservadora pelo qual passa o país, a Conferência tornou-se mais estratégica, servindo de palco para a reafirmação dos princípios do SUS.

“No espaço da Conferência fazemos os enfrentamentos necessários para garantir o financiamento e as linhas de cuidado a partir da Atenção Primária, em especial a Rede de Atenção Psicossocial, a RAPS”, disse.

O tema do encontro foi “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas por meio de Políticas Públicas Direcionadas Também aos Segmentos Específicos (Mulher, Homem, Criança, Idosos, Negros e outros): Direito do Povo Brasileiro”. Durante os três dias de discussões foram reafirmados os princípios e diretrizes do SUS e a importância de sua efetivação. Além disso, a necessidade da participação e do controle da sociedade brasileira também foram assuntos abordados.

As discussões das conferências estaduais resultarão num conjunto de propostas e demandas das diversas regiões, com sugestões importantes no padrão de funcionamento do SUS. As conferências estaduais são preparatórias para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que acontece em Brasília entre os dias 1º e 4 de dezembro de 2015.

Deixe um comentário