Notícias

Fórum Mundial de Direitos Humanos começou nesta terça (10) em Brasília

CUT é membro do Comitê Organizador; Mais de 10 mil pessoas já se inscreveram; Rádio Mandela transmitirá principais eventos ao vivo

O Fórum Mundial de Direitos Humanos (FMDH), evento que reúne instituições e personalidades de mais de 80 países na discussão sobre o enfrentamento às violações de Direitos Humanos, começou nesta terça-feira (10), em Brasília. Os trabalhos vão até a próxima sexta-feira (13).

O debate público – iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) – tem a CUT como membro do Comitê Organizador com atuação nacional.

O secretário nacional de Políticas Sociais da CUT, Expedito Solaney, coordenará o debate “Os Direitos Humanos no Mundo do Trabalho”, na quinta-feira (12), às 10h, no Auditório 2, com a presença de João Pedro Stédile, integrante da coordenação nacional do MST e da Via Campesina; Leonardo Sakamoto, jornalista e membro da Ong Repórter Brasil; e Jana Silverman, diretora do programa Solidarity Center, que visa a articular ações de trabalhadores no mundo.

CSA

A Confederação Sindical das Américas (CSA) tem duas atividades durante o Fórum, sob o tema “Os Direitos Sindicais como Direitos Humanos”. O objetivo é discutir o diálogo entre Direitos Humanos e Direitos Sindicais por meio da apresentação de experiências na defesa dos Direitos Humanos Sindicais na América Latina, com foco no uso de diferentes mecanismos de proteção internacional, como os da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Sistema Interamericano de Direitos Humanos e os da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Na quarta-feira (11), às 10h, ocorrerá o primeiro painel, com participação de Elimar Cavaletto (UGT-Brasil), Laerte Texeira (CSA), Jana Silverman (Solidarity Center), Massiel Fiquereo (CNUS – República Dominicana) e Juan Cresostomo Torales Jara (CNT-Paraguai). 

Na quinta-feira (12), às 16h, acontecerá o segundo painel, com a participação de Expedito Solaney, secretário nacional de Políticas Sociais da CUT, Jana Silverman, Cesar Guerra (Guatemala) e María Covarrubias (Peru). 

Fórum Mundial

Mais de 10 mil pessoas inscritas assistirão a três eixos de Conferências durante o Fórum: “Direitos Humanos como Bandeira de Luta dos Povos”, “A Universalização de Direitos Humanos em um Contexto de Vulnerabilidades” e “A transversalidade dos Direitos Humanos”. O Objetivo é discutir os avanços e desafios dos Direitos Humanos no mundo, com foco no respeito às diferenças, na participação social, na redução das desigualdades e no enfrentamento a todas as violações de Direitos Humanos. Além da programação oficial, haverá mais de 400 atividades temáticas e culturais.

Entre as presenças confirmadas até o momento, estão Tariq Ali, Baltazar Garzón, Leonardo Boff, Catalina Botero, Ela Wiecko, Paulo Vannuchi, Márcio Pochmann, João Pedro Stédile, Enriqueta Estela Barnes de Carlotto, Emir Sader, Frank La Rue, Leonardo Sakamoto, Aruna Roy, a ministra Maria do Rosário e o ministro Gilberto Carvalho.

O Fórum Mundial de Direitos Humanos terá transmissão ao vivo pela Rádio Mandela, que poderá ser acessada no site do evento. As redes sociais também terão conteúdo atualizado durante todo o período. Confira os perfis nas redes sociais: Facebook  |  Twitter  |  Soundclound

Deixe um comentário