Notícias

Fórum Mundial de Direitos Humanos vai tratar de avanços e desafios no respeito às diferenças

O Fórum Mundial de Direitos Humanos (FMDH) acontecerá em Brasília, no período de 10 a 13 de dezembro de 2013. Iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), o evento tem como objetivo promover um espaço de debate público sobre Direitos Humanos, no qual serão tratados seus principais avanços e desafios com foco no respeito às diferenças, na participação social, na redução das desigualdades e no enfrentamento a todas as violações de direitos humanos.

Participarão organizações da sociedade civil organizada; sociedade civil; organizações internacionais; governos federal, estaduais e municipais; Poder Judiciário; Poder Legislativo; instituições de ensino, pesquisa e afins.

O evento será composto por conferências, debates temáticos e atividades autogestionadas. As conferências e debates temáticos contarão com a presença de autoridades, intelectuais e profissionais com reconhecimento internacional.

O Fórum é voltado para Organizações não-Governamentais; Movimentos sociais; Sociedade civil; Organizações internacionais; Governos federal, estaduais e municipais; Sistema de Justiça; e o Poder Legislativo.

Atividades Autogestionadas

As atividades autogestionadas permitem o encontro, a apresentação e a fundamentação de propostas de instituições que fizerem adesão ao Comitê Organizador (CO do FMDH), para a reflexão conjunta, a troca de experiências, a articulação, a formação de redes, de movimentos e de organizações sociais e, para tanto, serão agrupadas por tipo, conforme temas similares.

As inscrições podem ser feitas para PARTICIPANTE ou GRUPO. Clique aqui para se inscrever e confira a programação clicando aqui.

Para mais informações, acesse o site do evento neste link.

Apresentação à Comissão de Direitos Humanos do Senado

A ministra Maria do Rosário da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) e a secretária-executiva, Patrícia Barcelos, participaram de uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal, nesta terça-feira (19/11).

Na pauta, o Fórum Mundial de Direitos Humanos (FMDH) e o Processo de Participação Popular. A audiência pública foi presidida pela senadora Ana Rita (PT-ES) e contou com a participação dos senadores Paulo Paim (PT-RS), Eduardo Suplicy (PT-SP), Wellington Dias (PT-PI) e Lídice da Mata (PSB-BA). 

Para a ministra Maria do Rosário, um dos objetivos do Fórum é fomentar a ideia de que “todas as pessoas devem agir na proteção dos direitos humanos”.  Ela afirmou que a motivação para a realização do FMDH “é a esperança de que nós teremos um Brasil de direitos humanos” e destacou a participação dos movimentos sociais na organização do fórum: mais de 600 entidades nacionais e estrangeiras integram o Comitê Organizador. A CDH é uma das entidades que integram o Comitê Organizador do FMDH.

Patrícia Barcelos destacou que mais de 5 mil pessoas já estão inscritas no fórum e apresentou a organização e a programação do evento. Ela detalhou alguns dos temas que serão abordados nos debates, como as violações de direitos humanos, a relação entre as diferentes culturas e direitos humanos, e os grupos sociais vulneráveis (indígenas, homossexuais, negros, entre outros), vítimas frequentes de crimes de ódio.

Serviço

Fórum Mundial de Direitos Humanos – FMDH
Data: 10 a 13 de dezembro de 2013.
Local: Brasília/DF – Brasil
Local: Centro Internacional de Convenções do Brasil – CICB
Endereço: Setor de Clubes Esportivos Sul
Trecho 02 Conj. 63, Lote 50
Telefone: +55 61 3223-1268
Site do evento: www.fmdh.sdh.gov.br

Deixe um comentário