Notícias

Frente Brasil Popular SP lança nota em solidariedade à vereadora Juliana Cardoso

No último sábado (11), movimentos que compõem a Frente Brasil Popular São Paulo organizaram plenária para debater sobre a atual conjuntura e mobilizações que ocorrerão em 2017 no estado. A atividade aconteceu na capital paulista.

Na ocasião, os participantes escreveram uma nota em solidariedade à vereadora paulistana Juliana Cardoso, conhecida pela relação com movimentos populares. Ela tem sido atacada por grupos de direita dentro da Câmara Municipal.  

Confira, abaixo, nota na íntegra:

Contra o fascismo, o machismo e em defesa da Democracia

A Frente Brasil Popular do Estado de São Paulo, reunida no dia 11/2, com a participação de 27 entidades dos movimentos sociais, vem por meio desta nota se solidarizar com a vereadora Juliana Cardoso (PT-SP), que vem sendo atacada por grupos misóginos e fascistas.

No dia 10/2, por volta das 17h, assessores do vereador Fernando Holiday do DEM e também integrante do MBL – movimento de extrema direita – tentaram invadir uma reunião que acontecia nas dependências da Câmara Municipal de São Paulo, com a participação de militantes de movimentos sociais e o senador Lindbergh Farias. Os fascistas foram contidos pela Guarda Municipal.

Duas horas depois os mesmos meliantes invadiram outra reunião da assessoria da vereadora Juliana Cardoso, na sala da liderança do PT.

Nos dois momentos desferiram agressões verbais e físicas aos militantes petistas, dos movimentos sociais e assessores da vereadora. Para além do ataque à atividade parlamentar, o que é por si só é muito grave, trata-se também de uma ataque contra os movimentos sociais, o direito de reunir, à liberdade e à Democracia.

O fato se torna ainda mais grave porque o MBL tenta distorcer a realidade vitimizando-se. Além disso, de forma extremamente machista e misógina, o grupo fascista tem atacado a vereadora nas redes sociais, numa tentativa de constrangê-la e desqualificar sua reação em defesa de seu partido, seu mandado e à democracia.

A FBP repudia esse covarde ato que faz parte da ofensiva da direita, dos fascistas e golpistas contra os movimentos sociais e às organizações de esquerda. A vereadora Juliana Cardoso é uma militante dos movimentos populares, está ao lado do povo, da luta por saúde e educação pública, moradia, das políticas para às mulheres, da igualdade racial e população LGTB.

Exigimos a rigorosa apuração das agressões, a responsabilidade de seus autores e a perda do mandado do vereador Fernando Holiday, por quebra de decoro parlamentar.

São Paulo, 10 de fevereiro de 2017

FRENTE BRASIL POPULAR-SP

Deixe um comentário