Notícias

Gestão Serra/Kassab impõe fracasso na saúde em São Paulo

Na sessão da Câmara Municipal de São Paulo, na última terça-feira (13), o vereador Carlos Neder (PT) afirmou que o prefeito Gilberto Kassab falhou na gestão da saúde em São Paulo.

Embora reconheça que a responsabilidade do fracasso tenha iniciado na gestão do então prefeito José Serra, Neder disse que na atual gestão a área teve uma piora significativa. Pesquisas de opinião mostram a saúde como a área mais mal avaliada do atual governo, pontuou o vereador petista.

Num dos trechos do pronunciamento, o petista relembrou uma das falsas promessas de campanha. “…enfrentando a candidata Marta Suplicy, diziam que iriam duplicar em quatro anos o número de equipes de Saúde da Família. A Prefeita Marta Suplicy deixou mil equipes de Saúde da Família instaladas na Cidade. Oito anos depois – quatro anos de Kassab com Serra e mais quatro anos de Kassab – não houve a duplicação do número de equipes de Saúde da Família. Aumentaram em 400 as equipes de Saúde da Família, quando deveriam tê-las duplicado em apenas quatro anos, o que era a proposta de campanha. Mais grave ainda: o que era a prioridade, de fato, do Governo, os plantões no pronto-atendimento das unidades de Assistência Médica Ambulatorial têm levado a uma perda crescente de servidores que se dedicavam à atenção integral por meio da atenção básica nas unidades primárias de saúde, seja por meio do Programa de Saúde da Família ou dos Agentes Comunitários de Saúde.”

“Há uma situação dramática em que o Governo se mostra incapaz de colocar em funcionamento, um ano depois, o Hospital Sorocabana; em que as contas da Prefeitura não fecham, sobretudo na área da Saúde; em que os gastos se mostram muito superiores ao ingresso de recursos; em que houve equívoco nas decisões estratégicas tomadas na gestão da Saúde”, analisa o vereador Carlos Neder, em um duro pronunciamento na Câmara Municipal.

Médico sanitarista e ex-secretário da Saúde do município, Neder é estudioso do assunto e atualmente se dedica a discutir as propostas que a campanha do PT deverá apresentar em 2012.

Clique aqui e acesse a íntegra do pronunciamento feito pelo vereador na terça-feira (13/9), na sessão da Câmara Municipal de SP.

Deixe um comentário