Notícias

Grécia universaliza saúde pública

A ponto de cumprir os primeiros 100 dias no cargo o Ministro da Saúde da Grécia, Panagiotis Kurumplis, expôs junto a seus vice-ministros as principais medidas de caráter social adotadas, segundo informou hoje a imprensa local.

A mais importante foi a de restaurar o direito à saúde gratuita, e o acesso a medicamentos, para todas aquelas pessoas com residência legal no país, bem como aos filhos de imigrantes sem documentação, mulheres grávidas, solicitantes de asilo e refugiados.

Kurumplis recordou que “a crise humanitária que enfrenta nosso país tem gerado profundas desigualdades na sociedade”, e proporcionar assistência de saúde a quem as políticas de austeridade privou dela “era uma prioridade do atual governo”.

A norma ministerial, que será aprovada pela Assembleia Nacional nos próximos dias, acaba com as taxas de hospitalização, as restrições no uso das instalações para os que carecem de seguro médico e universaliza todo tipo de exames de diagnóstico.

Para isso serão reforçados os quadros nos centros médicos, e se dotará de mais recursos as instalações para fazer frente ao aumento de pacientes, pois se calcula que nos últimos anos cerca de dois milhões e meio de pessoas, uma quarta parte da população, carecia de acesso à saúde pública.

A sua vez o Vice-ministro de Solidariedade Social, Theano Focio, assinalou que o programa de assistência humanitária, iniciado no dia 20 de abril passado, atendeu até a data 106 mil pessoas para ajuda alimentar, 33 mil para eletricidade gratuita e 26 mil para o subsídio de aluguel.

Focio acrescentou que aos 200 milhões de euros orçados inicialmente, se somarão outros 135 milhões mais, procedentes de fundos europeus para assistência aos mais necessitados.

Ministro da Saúde da Grécia – Panagiotis Kurumplis

Cego aos 10 anos, por acidente de explosão de uma granada de mão (Segunda Guerra Mundial), Kouroumblis participou de uma série de lutas estudantis e populares, e eventualmente se tornou o líder de uma “revolta social” dos cegos. Ele é um dos membros fundadores da União Mundial de Cegos e trabalha de forma efetiva nas áreas de proteção de crianças, cuidados aos idosos e pessoas com deficiência.

Estima-se que com a intervenção da nova liderança do Ministério da Saúde, haverá grandes avanços sociais na Grécia.

Deixe um comentário