Notícias

Igualdade de oportunidades em MB especial

Primeiro programa da série dos 90 anos do Sindicato será na segunda-feira 18, às 19h. O debate, transmitido ao vivo por webtv, terá plateia e convidadas especiais

São Paulo – O primeiro Momento Bancário em Debate Especial, série que comemora os 90 anos do Sindicato, terá como tema Igualdade de Oportunidades no Fortalecimento da Democracia. O programa de webtv apresentado pela presidenta Juvandia Moreira será transmitido ao vivo pelo site, na segunda-feira 18, a partir das 19h.

Como será no Auditório Azul da entidade, o debate também poderá ser acompanhado de perto. Para assistir na plateia, inscreva-se até as 16h da segunda, por meio do 90anos@spbancarios.com.br ou pelo 3188-5200. É necessário mandar nome, telefone, e-mail e entidade ou profissão.

Quem assistir pelo site pode enviar perguntas para o debate@spbancarios.com.br ou via Twitter usando #MBemDebate.

As convidadas serão a secretária de Avaliação de Políticas e Autonomia Econômica das Mulheres da Presidência da República, Tatau Godinho, e a secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Denise Motta Dau. O MB também exibirá o primeiro curta da série de animações sobre os 90 anos.

“Estamos no mês da mulher e por isso vamos iniciar a série especial do MB discutindo a importância das relações compartilhadas entre homens e mulheres e da maior participação feminina na política. Todos estão convidados a participar, porque essa luta não é somente das mulheres, mas de todos os cidadãos que querem construir um país justo e igualitário”, destaca Juvandia Moreira.

Primeira mulher a presidir a entidade, Juvandia lembra que o avanço foi grande nas últimas décadas, mas ainda há muito a conquistar. “Os índices de violência contra a mulher ainda são altíssimos, as trabalhadoras têm salários menores e as mulheres precisam ocupar mais espaço nas esferas de poder”, diz.

Balanço do Ligue 180 mostra que, a cada hora, dez mulheres foram vítimas de violência em 2012, e em 89% das denúncias, os agressores eram o marido, namorado, ex-marido ou ex-namorado das vítimas. Dados do IBGE indicam que as mulheres aumentaram sua participação no mercado de trabalho, mas seus rendimentos ainda são, em média 72,3% do que é pago aos homens. Mostra também que entre 143 países, o Brasil ocupa a 116ª posição em relação à participação feminina em parlamentos.

Curtas-metragens

Seis animações em curta-metragem estão sendo produzido para contar essa história de nove décadas do Sindicato, que faz aniversário no dia 16 de abril. As produções destacam temas como Sindicato Cidadão; Jornada, Saúde e Condições de Trabalho; Igualdade de oportunidades; Convenção Coletiva Nacional de Trabalho; Comunicação e Cultural; além de um sobre os 90 anos do Sindicato.

Deixe um comentário