Notícias

Inscrições abertas para a Atividade Livre do SinPsi, preparatória para o VIII CNP

Na próxima quarta-feira, dia 27 de fevereiro, às 18h, o SinPsi promove sua Atividade Livre, com caráter de evento preparatório para o VIII Congresso Nacional da Psicologia (CNP). Com o tema “Mundo do Trabalho – Inserção da Psicologia com Reflexão sobre a Questão Racial”, a atividade faz parte da nova modalidade dentro da fase dos eventos preparatórios para o VIII Congresso Nacional de Psicologia (CNP), que acontece em maio, em Brasília.

A mesa de debate contará com a apresentação de Fernanda Magano, presidenta da Federação Nacional dos Psicólogos (FenaPSI) e dirigente do SinPsi; e com os comentários do presidente do SinPsi, Rogério Giannini, e da doutora em Psicologia Social, Maria Aparecida Bento.

Faça sua inscriação nesta atividade pré-congresso, mandando um e-mail para sgeral@sinpsi.org, até às 12h do dia 27. O evento é aberto ao público geral.

Para Giannini, o movimento sindical deve apresentar um conjunto de propostas, para que sejam articuladas ações conjuntas com o sistema conselhos.

“Escolhemos tratar das questões raciais porque, no mundo do trabalho, ainda é algo sem muita ênfase e, até mesmo por isso, constituímos nosso Coletivo Negro Sindical. E a Atividade Livre nos permite inserir o tema racial de maneira mais sistemática. Depois, veremos o que poderá ser feito no âmbito do sistema conselhos, para promover ações que envolvam essa temática”, explica.

O CNP define Atividade Livre qualquer atividade pública, organizada por psicólogos e psicólogas, com data, local e horário previamente marcados. Aberta ao público, tem como objetivo construir propostas a serem remetidas aos Pré Congressos da região em que ocorreu. Coletivos que tenham o envolvimento de outros profissionais, como educadores, assistentes sociais ou mesmo a população em geral, também podem participar.

Dessa maneira, é missão do SinPsi facilitar o aparecimento de questões sobre o mundo do trabalho nos Conselhos de Psicologia e no CNP, potencializando articulações.

“No Congresso Nacional, debateremos diversos temas, com o olhar de Psicólogos que somos. Mas não deixaremos de lado o nosso olhar sindicalista. Por isso, apresentaremos propostas próprias deste universo. As questões sindicais fazem parte do nosso cotidiano e queremos levá-las para toda a Psicologia”, aponta o presidente do SinPsi.

O olhar sindical em eventos do sistema conselhos tem trazido grandes benefícios à categoria. A parceria na aprovação de Projetos de Lei, como o PL das 30 horas, é bom exemplo. Os conselhos, tanto os regionais quanto o Federal, apoiaram as ações sindicais, as articulações feitas e, assim, foi possível avançar numa das principais bandeiras de luta da categoria – a redução da jornada semanal de trabalho. Veja mais clicando aqui.

“A Atividade Livre faz parte do amadurecimento do processo congressual. Vem para multiplicar a oportunidade de boas propostas, de uma maneira criativa e livre, como o próprio nome diz. É uma forma interessante de enriquecer o debate”, conclui Giannini.

A Atividade Livre do SinPsi acontece na sede do sindicato, à rua Aimberê, 2053, Perdizes, na capital paulista.

Congresso Nacional da Psicologia

Em maio próximo, ocorrerá em Brasília o VIII Congresso Nacional da Psicologia, instância máxima de deliberações em que são aprovadas diretrizes de atuação do Sistema Conselhos de Psicologia, para a próxima Gestão 2013/2015.

O Pré Congresso, em que serão votadas e aprovadas as teses apresentadas nas Atividades Livres, acontece nos dias 26, 27 e 28 de abril deste ano.

Para a apresentação das propostas, o CNP estabeleceu três eixos temáticos, conforme abaixo:

Eixo 1 – Democratização do Sistema Conselhos e Ampliação das Formas de interação com a categoria;

Eixo 2 – Contribuições éticas, políticas e técnicas nos processos de trabalho;

Eixo 3 – Ampliação da participação da Psicologia e sociedade nas Políticas Públicas.

Deixe um comentário