Notícias

Internação compulsória para casos de álcool e outras drogas: enquete do SinPsi apresenta resultados

Os números confirmam: internação compulsória e comunidades terapêuticas são modelos ultrapassados para o tratamento de álcool e outras drogas. É o que foi verificado na enquete do portal do SinPsi, que pergunta se Caps Ad 24 horas, Consultório de Rua, Centro de Convivência e Residência Terapêutica são dispositivos que, se aplicados de forma correta, substituiriam a internação compulsória e as denominadas Comunidades Terapêuticas nos casos de álcool e outras drogas. Após dois meses no ar, a enquete mostrou que a maioria dos participantes, 44,9%, concorda plenamente com a afirmativa.

Veja o resultado completo:

Concordo plenamente:  (44.9%)

Concordo parcialmente:  (39.8%)

Não concordo nem discordo:  (0.4%)

Discordo parcialmente:  (6.6%)

Discordo plenamente:  (8.4%)

O resultado pode ser reflexo da atuação da Frente Nacional Drogas e Direitos Humanos, formada por 52 entidades e movimentos sociais brasileiros, entre eles o SinPsi. Criada no início deste ano, para defender o aprofundamento do debate sobre internação compulsória de usuários de drogas, principalmente entre psicólogos, a Frente pretende provocar mudanças na atual política sobre drogas, a garantia de cidadania, dignidade, direitos humanos e participação popular.

Com foco na militância da luta antimanicomial e no combate à política proibicionista de drogas, o SinPsi é a favor da substituição da repressão policial, das ações higienistas e da criminalização de populações desfavorecidas pela garantia de direitos na Política de Segurança Pública.

A mobilização da categoria contra a internação compulsória já resultou em carta pública para a presidenta Dilma Rousseff, enviada há quase um ano. Para ler a carta, clique aqui.

Outro documento publicado no site do SinPsi sobre o tema, esse em agosto deste ano, foi uma nota de repúdio assinada pelo SinPsi Sorocaba, contra proposta favorável à internação compulsória de usuários de drogas daquela cidade, divulgada pelo Consellho Comunitário de Segurança (Conseg). Leia aqui a nota

Para Rogério Giannini, presidente do SinPsi, o resultado da enquete pode ser sinal de mudança positiva de um cenário de desinformação a respeito do tema.

“O debate sobre as políticas de assistência na área de álcool e outras drogas sofre manipulação pelos meios de comunicação. A lógica tem sido explorar o medo e a dor e produzir falsas saídas. Interesses econômicos antigos da indústria farmacêutica e do corporativismo médico se uniram aos interesses dos proprietários dos manicômios, que passaram a atender pelo enganoso nome de Comunidades Terapêuticas. Com a percepeção disso pela opinião pública, ficamos muito mais perto de grandes mudanças”, considerou Giannini.

Nova enquete

Aproveitando o fim do período eleitoral de 2012, o SinPsi lançou nova enquete, sobre o que é definitivo para a escolha de um vereador. A enquete está na página principal do SinPsi, à direita, na sessão Interatividade. Clique aqui e participe.

Deixe um comentário