Notícias

Jovens de SP se organizam para participar da 1ª Conferência Nacional Livre de Saúde

Coletivo, que fará nesta terça a pré-conferência, pretende encontrar outros jovens, debater e construir a ‘Carta de São Paulo’, como contribuição à conferência em Brasília

Preocupadas com o contexto de retrocessos políticos, sociais, educacionais e de saúde, que ameaçam diretamente o futuro dos jovens de todo o nosso país, o Coletivo Mobilizador de Estudantes e Jovens Trabalhadores do SUS está se organizando para participar da 1ª Conferência Nacional Livre de Juventude e Saúde (1ªCNLJS). O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), será realizado nos dias 16, 17 e 18 de novembro de 2018, na Universidade de Brasília (UNB).

De acordo com Rayssa Colegnac, Natália Gotardo, Dulce Moraes e Jessica Farias, estudantes do curso de Saúde Coletivo no Instituto de Saúde, nesta terça-feira (13), o coletivo do qual fazem parte promove a Pré-conferência Livre de Juventude e Saúde – São Paulo, a partir das 18h30, no Al Janiah. A ideia, segundo as estudantes, “é construir a ‘Carta de São Paulo’, como contribuição para a 1ª Conferência Nacional Livre de Juventude e Saúde”.

As jovens ficaram sabendo da conferência há poucos dias e estão tentando levantar recursos, por meio de uma vaquinha virtual para custear o transporte para o evento em Brasília, que começa na sexta-feira (16). A inscrição é gratuita e os participantes terão direito a alojamento na universidade e alimentação, no entanto a falta de recursos para o transporte ainda não garante que conseguirão estar na atividade.

“Para não passar ‘batido’, resolvemos fazer esta ‘Pré-conferência’, como uma forma de encontrar a juventude que está interessada e quer se reunir pra falar sobre as ‘políticas das nossas vidas’, como uma forma de resistência. Além disso, como podemos garantir a pouca democracia que temos na SUS”, diz o material Coletivo Mobilizador de estudantes e jovens trabalhadores do SUS.

Segundo o grupo, a escolha do bar Al Janiah vem do perfil de resistência do local. “Precisamos viver com o nosso corpo, fortalecer, estar juntos e sair dos ambientes institucionais, acadêmicos, aqueles que mais capturam nossa forma de vida ao invés de produzir liberdade e potência”, alertam no convite dirigido à juventude “que quiser colar e tomar uma breja enquanto produzimos política”.

1ª Conferência Livre de Juventude e Saúde
O tema da conferência será “Democracia e Saúde: saúde como direito e consolidação e financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS)”, e deverá abordar os mesmos eixos temáticos da 16ª Conferência, sendo: Saúde das Pessoas com Deficiência; Assistência Farmacêutica e Ciência e Tecnologia; Saúde Bucal; Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; Saúde Mental; Saúde da População Negra; Recursos Humanos e Relações de

Trabalho e Orçamento e Financiamento.

As inscrições foram até 19 de outubro. A 1ªCNLJS é uma etapa preparatória para a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+ 8), que acontecerá em 2019. De acordo com o CNS, a proposta do convite tem por objetivo garantir o protagonismo e a voz dos jovens brasileiros no processo de participação social, em defesa dos direitos, da democracia e da saúde pública para todos.

Deixe um comentário