Notícias

Jovens sindicalistas de diversas regiões se reúnem em encontro da ISP Brasil

O Comitê de Jovens da ISP Brasil voltou a se reunir em São Paulo, entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro. O Encontro foi o segundo ocorrido este ano e teve como objetivo avaliar as ações desenvolvidas desde abril – ocasião na qual se deu a recomposição do Comitê – e também discutir a atual conjuntura. Também esteve na pauta o planejamento da continuidade das ações na luta permanente pelo protagonismo e pela valorização do jovem no movimento sindical e pela busca da justiça social e da garantia de direitos mediante serviços públicos de qualidade.

Com a participação de jovens de todas as regiões do país, de diversos ramos de atividade profissional, o evento foi aberto com um seminário sobre Justiça Fiscal, que discutiu propostas para um modelo tributário mais justo, da arrecadação à destinação dos recursos, condição fundamental para redução das desigualdades sociais e para o fortalecimento dos serviços públicos.

A programação também contou com um seminário sobre a Privatização e a Precarização dos Serviços Públicos e seus impactos negativos. O debate trouxe à tona estratégias de enfrentamento a esse cenário que se agrava com projetos como a PEC 55, que tramita agora no Senado (antiga PEC 241, aprovada pela Câmara).

Os jovens também se debruçaram sobre a discussão referente ao funcionamento do Comitê, destacando a importância de se avançar rumo ao desenvolvimento das ações em todo o território nacional, ampliando a articulação e a mobilização nas diferentes regiões, em uma atuação parceira e solidária com os demais movimentos juvenis, dentro e fora do movimento sindical. A proposta é buscar o diálogo com a juventude trabalhadora e com a sociedade como um todo, por meio de ações diversas, onde ganham destaque as ações formativas, por meio de programa em desenvolvimento.

Na ocasião, foi estabelecida uma coordenação que, em sua composição, traz avanços de representatividade, contando com representantes do Sudeste, do Norte e do Nordeste do País. E dentro dessa coordenação foi criada Secretaria composta por Luciana Melo (Luba), da Federação dos Trabalhadores da Administração e do Serviço Público do Estado de São Paulo (FETAM-SP); Vinicius Saldanha, do SinPsi-SP; Nadja Carneiro, da Federação dos Trabalhadores da Administração e do Serviço Público do Estado do Ceará (FETAM-CE); e Flavyana dos Santos, do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Pernambuco (SEEP).

“Foi uma importante experiência, que permitiu a integração entre os jovens, a troca de experiências, de culturas, de vivências e de visões de mundo. O Comitê se fortaleceu em senso de coletividade, em união e em construção de conhecimentos, que certamente serão de grande utilidade para o aprimoramento de suas ações”, avaliou Vinícius Saldanha, dirigente do SinPsi e membro do ISP Brasil.

No último dia, os jovens participaram de ato na Câmara de Vereadores de São Paulo, durante a Jornada Continental pela Democracia e Contra o Neoliberalismo.

O próximo Encontro do Comitê será em maio de 2017, em Salvador (BA).

Deixe um comentário