Notícias

Juventude cutista: Seminário debate a importância da política de prevenção na área da saúde

Nesta quinta-feira (25), ocorreu na sede da CUT Nacional, em São Paulo, o Seminário Juventude e Saúde do Trabalhador, que reuniu os secretários de juventude eleitos nos CECUTs (Congressos Estaduais da CUT). O coordenador do Coletivo Nacional de Juventude da CUT, Adriano Silva, abriu o encontro falando sobre a importância da integração do tema na pauta. Em grande euforia, os jovens participaram ativamente dos debates demonstrando preocupação e disposição para o desafio proposto.

O primeiro aspecto abordado foi a saúde do trabalhador e o papel do Estado, que contou com a contribuição do médico sanitarista da Secretaria Municipal de Campinas, Marco Perez, que apresentou um resgate histórico. As ações de vigilância em saúde do trabalhador – intervenção sindical e Organização no Local de Trabalho – foram abordadas pelo diretor do INST (Instituto Nacional de Saúde no Trabalho), Dary Beck Filho, que falou sobre a importância da política de prevenção.

“A necessidade de políticas efetivas que evitem acidentes são fundamentais. Não podemos nós prender apenas as políticas compensatórias, pois elas não coíbem os acidentes fatais e os problemas de saúde de diversas naturezas que atigem o trabalhador (a). Não existe dinheiro que pague uma morte ou lesão, por isso, ressalto a importância da prevenção”, afirmou Dary.

O secretário-geral da CUT, Quintino Severo, deu boas vindas aos participantes e elogiou a articulação com a questão da saúde. “Eu quero cumprimentar os novos secretários eleitos e enfatizar que a criação da Secretaria Nacional de Juventude (que se consolidará no 10º CONCUT) será um marco na história cutista, porque, vai oficializar a presença da juventude na executiva nacional da CUT”.

Quintino também observou que a crise que atingiu a classe trabalhadora, no último período, foi mais agressiva aos jovens. Dentre desta análise, lembrou a necessidade de discutir políticas públicas que busquem saídas dentro deste cenário de fragilização.

*Encaminhamentos*
Os debates de encerramento do encontro tiveram como foco principal o fortalecimento do tema nos estados. Para isso, foi encaminhada a proposta de realização de seminários locais, atenção ao tema da reprodução (doenças sexualmente transmissíveis) e gravidez precoce, além de produção de cartilha sobre o tema.

Deixe um comentário