Em destaque

Live debate adoecimento de trabalhadores na pandemia

Nesta quarta-feira, dia 14.abr, às 20h. a presidente do sindicato, Fernanda Magano, participa da live sobre adoecimento de professores e profissionais da saúde durante a pandemia.

Junto com Fernanda, debatem o tema Rivânia Moreira, presidente da Andes (Sindicato Nacional dos Docentes) e Valdirlei Castagna, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde.

O evento será retransmitido pelo facebook do SinPsi.

Além da sobrecarga de trabalho decorrente das atividades remotas, psicólogos e professores, entre outros profissionais podem desenvolver uma série de doenças, como a Síndrome de Burnout.

A principal característica da Síndrome é o estado de tensão emocional e estresse crônicos provocados por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. A síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso.

Profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, recursos humanos, agentes penitenciários, bombeiros, policiais e mulheres que enfrentam dupla jornada correm risco maior de desenvolver o transtorno.

O distúrbio, que consta na Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS) desde maio de 2019, tem como sintomas mais destacados a exaustão, alterações no apetite e humor, sentimento de incompetência, dores musculares e falhas na memória – resultantes de trabalhos desgastantes, competitivos ou que envolvem muita responsabilidade. Em estágios mais avançados, o esgotamento profissional pode levar à depressão.

Deixe um comentário