Em destaque, Notícias

Luta coletiva pela saúde

No dia 28 de abril celebra-se o DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA ÀS VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRABALHO. A data surgiu inicialmente em função do dia 28 de abril de 1969, quando a explosão de uma mina em Farmington (Virgínia-EUA), matou 78 trabalhadores.

Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) elegeu o ’28 de abril” para celebrar o “Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho”. No Brasil, o “Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho” tornou-se, a partir de 2005 em diante, o “Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”, graças à Lei no. 11.121/2005. Portanto, as diferentes iniciativas, com pequenas variações no nome, convergem na grande questão da Saúde e Segurança dos Trabalhadores e Trabalhadores, que deve ser lembrada todos os dias, e que tem o “28 de abril” como data emblemática de memória, de luta e de promoção do Trabalho Digno, Seguro e Saudável.

Para refletir sobre a data de 28 de abril, o Diesat (Dep. Intersindical Estudos Pesquisas de Saúde e Amb Trabalho) e o Sintaema (Sindicato dos Trabalhadores em Água e Meio Ambiente) promoveram um debate que contou com a participação da presidente do Sindicato das/os Psicólogas/os de São Paulo, Fernanda Magano, que apresentou aspectos relacionados à saúde mental dos trabalhadores e os preparativos para a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, que ocorre este ano. Fernanda destacou entre os eixos da Conferência os impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós pandemia. Confira neste vídeo a apresentação de Fernanda Magano. A íntegra do evento pode ser conferida pelo link https://www.youtube.com/watch?v=Wix_D…