Em destaque, Notícias

Mais de 170 cidades realizam atos #ForaBolsonaro neste sábado, 2

Fonte: CUT / por Andre Accarini e Marize Muniz

Até agora 173 cidades do Brasil e do exterior confirmaram a realização de atos #ForaBolsonaro neste sábado, dia 2 de outubro. Na capital paulista acontece o principal ato, às 13h, na Avenida Paulista, com a presença confirmada de diversas lideranças sindicais e políticas como Fernando Haddad (PT), Luciana Santos (PC do B), Guilherme Boulos (PSOL), Randolfe Rodrigues (Rede) e Ciro Gomes (PDT).

Os locais de manifestação se encontra no Mapa dos Atos que mostra, em tempo real, a dimensão da mobilização em todo o Brasil. Confira no mapa e se o ato de sua cidade não estiver cadastrado, sua entidade pode preencher as informações. Abaixo também pode ser conferida a lista de atos.

O mapa é interativo. Isso quer fizer que todas as entidades que participam da organização das manifestações podem ‘cadastrar’ as atividades marcadas em suas cidades, colocando informações como locais e horários das manifestações, bem como panfletos, cards e banners dos atos.

“O mapa mostra a magnitude, a grandeza dos atos, dando visibilidade até mesmo aos mais pequenos municípios, onde os atos, naturalmente são menores, mas muito importantes para o conjunto da manifestação”, afirma o secretário de Comunicação da CUT Brasil, Roni Barbosa.

Ele afirma ainda que é o mapa o ponto de partida de muitos veículos de imprensa na apuração de informações sobre as manifestações.

Sobre os levantamentos de locais, Roni explica que a organização das manifestações pelo #ForaBolsonaro têm mostrado uma particularidade. “O número de atos vai crescendo ao longo dos dias. Muitos chegam a ser definidos até mesmo na véspera. E quando as mobilizações ficam muito grandes, fica mais difícil também fazer um levantamento de todos os atos. Mas o mapa serve justamente para resolver esse problema. Promove mais inclusão”, diz Roni Barbosa.

A mecânica da elaboração do mapa inclui a divulgação e o estímulo às muitas entidades e coletivos que organizam protestos #ForaBolsonaro a divulgarem as atividades. Desta forma, atos como panelaços, panfletagens, carreatas e passeatas, convocados por quaisquer brasileiros são incluídos no mapa.

“É fundamental e importante mostrar todas as inciativas – o tamanho da indignação em todo o Brasil, contra Bolsonaro. Isso reforça a nossa luta”, diz o secretário de Comunicação da CUT.

Visão geral

Clique para ir até o mapa

O mapa traz na tela a relação completa de atos, por cidades, em ordem alfabética. Ao clicar na cidade, o mapa é redirecionado e aparecerá o ‘ponto vermelho’.

Ao clicar nesse ponto, serão exibidas as informações de local e hora. É possível, inclusive, clicar na imagem para ver o banner (a arte) completo do ato.

Por isso, Roni Barbosa reforça o chamado a todas as entidades para informar os atos a serem realizados no dia 2 de outubro.

Nas suas redes

O mapa ainda traz um novo recurso. Além de poder incorporar o mapa em sites, é possível compartilhar no Facebook e no Twitter, ou enviar por e-mail para seus contatos.

Para isso, basta acessar pelo navegador, clicando aqui. Em “compartilhar” no canto superior esquerdo aparecerão as opções.

Related Posts