Notícias

Manifestação defende campanha pela realização da Conferência de Comunicação

Na última sexta-feira (14) cerca de 3 mil pessoas, entre integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), de entidades sindicais, populares e estudantis, fizeram manifestação na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, como parte da Jornada Nacional Unificada de Lutas, convocada pelas centrais sindicais e organizações do movimento social.

A campanha pela realização da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) foi uma das bandeiras do ato. Segundo a coordenadora de Comunicação da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe), Sheila Tinoco a convocação da Confecom pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva é uma resposta aos movimentos sociais organizados que batalharam pela realização desta e atende uma dívida histórica.

Sheila discursou, em frente ao Ministério das Comunicações, em nome de todas as entidades presentes. A coordenadora de comunicação da Fenajufe disse que não pode haver restrição nem censuras de temas para o debate na Conferência e que esta tem que ser ampla e democrática com a participação de toda a sociedade civil.

“Temos que trabalhar na construção de uma política de Comunicação para o Brasil na perspectiva da inclusão social”, disse Sheila. Ela reivindicou também a publicação do regimento da Confecom, sem o qual não é possível realizar as etapas locais da Conferência porque as regras, como por exemplo, a eleição de delegados, não estão definidas.

Participaram da manifestação, além das organizações dos trabalhadores, estudantis, as entidades que compõem o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação e representante do Conselho Regional de Psicologia da 1ª Região.

Sheila destacou ainda o lema em apoio à Confecom que o MST levou ao ato: Ir às ruas pela Reforma Agrária no campo magnético e por um Brasil sem latifúndio na comunicação.

A Marcha Nacional da Classe Trabalhadora saiu da Torre de TV, em Brasília, e seguiu em direção à Esplanada do Ministério, onde passou pelos Ministérios do Planejamento, Fazenda e Comunicações.

*Sistema Conselhos de Psicologia*
O Conselho Federal de Psicologia e os Conselhos Regionais vêm continuamente lutando pela promoção de uma comunicação democrática no Brasil. Por entender que os meios de comunicação interferem e até pautam o diálogo no relacionamento das pessoas, o Sistema Conselhos de Psicologia julga necessário um controle rigoroso desses veículos por parte da sociedade.

Algumas das ações voltadas para esse fim foram a mobilização para realização da I Confecom, agendada para dezembro de 2009 e o Seminário Preparatório para a I Conferência Nacional de Comunicação: Contribuições da Psicologia, promovido pelo CFP, com o objetivo de preparar psicólogas e psicólogos para atuarem como delegados nas etapas da Conferência e também fortalecer e embasar as discussões de conteúdo na mesma.

O Seminário aprofundou a discussão sobre as relações entre o projeto de conferências públicas e a implementação das políticas de governo, abordando também as contribuições do movimento social e da Psicologia. Discutiu ainda as teses propostas pelo Sistema Conselhos de Psicologia para a Conferência (Pelo fim da Publicidade Dirigida às Crianças; Pelo Fim da Publicidade de Bebidas Alcoólicas; Exploração da Imagem da Mulher, do Homem, das Crianças e Adolescente na Mídia; Controle Social da Mídia; Mídia e Trânsito) e as estratégias de participação, mobilização e articulação com as demais entidades historicamente comprometidas com a democratização da comunicação.

Deixe um comentário