Portaria dos ministérios da Saúde e da Educação, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (24), certifica seis hospitais como unidades de ensino. Dois deles estão em Fortaleza (CE): Hospital Albert Sabin e Maternidade Escola Assis Chateaubriand. Duas unidades estão em São Paulo – Hospital Estadual Bauru e Instituto de Infectologia Emílio Ribas. Um fica no Rio de Janeiro: Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o último, em Santa Catarina (Joinville) – Hospital Regional Hans Dieter Schmidt.
As unidades vinculadas ou conveniadas a instituições de ensino superior, públicas ou privadas, servem para a formação de estudantes de graduação e de pós-graduação da área de saúde. Parte dos recursos para esses hospitais é do Ministério da Educação, responsável pelo pagamento da folha de pessoal.
Ao Ministério da Saúde cabe fazer o repasse referente aos atendimentos e às internações. De acordo com o Ministério da Educação, os hospitais universitários são responsáveis por 70% dos procedimentos de média e alta complexidades. O credenciamento vale a partir de hoje.