Notícias

Miss Peru: Candidatas dizem números de feminicídio em vez de suas medidas

Em concursos de beleza, candidatas geralmente falam suas medidas diante do público. No entanto, as candidatas ao Miss Peru resolveram fazer diferente: elas denunciaram os alarmantes dados de feminicídio no país andino – cada uma das 23 participantes divulgou números da violência contra a mulher em sua região natal.

“Meu nome é Camila Canicoba e represento o departamento de Lima. Minhas medidas são 2.202 casos de feminicídio registrados nos últimos nove anos no meu país”. A candidata de Libertad, Melody Vegas, destacou outro dado: “Minhas medidas são: 81% dos agressores de meninas menores de cinco anos são próximos da família”.

A cantora peruana Leslie Shaw também ressaltou o tom político do evento. Ela interpretou a música “Sempre Mais Forte”, enquanto o telão do auditório exibia recortes de jornais e revistas reportando crimes contra mulheres. Na noite do evento a hashtag #MisMedidaSon (Minhas Medidas São, em português) foi uma das mais populares no Twitter.

No momento das perguntas e respostas, o tema também foi abordado. A vencedora do concurso, Romina Lozano, de Callao, respondeu sua questão individual sugerindo uma medida para acabar com a violência de gênero: criar um banco de dados com informações dos agressores. “Não só de feminicídio, para podermos nos proteger”, finalizou.

Clique aqui para ver.

Deixe um comentário