Notícias

Mulheres cutistas engajadas no Outubro Rosa

Programação de atividades visa conscientizar para prevenção ao câncer de mama

A prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama são os objetivos da campanha mundial Outubro Rosa que, entre outras entidades, engaja também a CUT São Paulo e diversos sindicatos filiados à Central.

Para conscientizar as mulheres, o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté promove diversas atividades ao longo do mês, como palestras informativas e realização de exames e, ainda, campanha digital no Facebook e publicação de edição especial do jornal A Metalúrgica. A programação terá a participação de dirigentes que integram o Coletivo de Mulheres da CUT São Paulo.

A enfermeira Ana Lúcia Firmino, secretária da Mulher Trabalhadora da CUT São Paulo, ressalta que prevenção é promoção da saúde porque, ao fazer um diagnóstico precoce da doença, aumentam as chances de cura.

Saiba mais no site oficial da campanha Outubro Rosa.

“A prevenção também é importante porque o tratamento representa um custo à sociedade e à própria pessoa, que é cidadã, que tem família, que produz e tem um projeto de vida e, de repente, isso é tirado dela porque não foi feito feita a prevenção “, afirma.

Depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, respondendo por 25% dos novos casos a cada ano, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca.). Atinge principalmente a faixa etária a partir dos 35 anos.

A doença também pode vitimar os homens, mas a incidência no gênero é de 1% do total de casos. Em 2013, o câncer de mama tirou a vida de 14.388 pessoas no Brasil, sendo 14.207 mulheres e 181 homens.  

Confira aqui a edição especial do jornal A Metalúrgica.

Deixe um comentário