Notícias

Na França, mais de 4 mil brasileiros dizem “Sim” ao Plebiscito Constituinte

Total de votos no Plebiscito Popular superou o número de brasileiros inscritos como eleitores junto ao Consulado

A apuração dos votos presenciais e online na França terminou com o expressivo resultado de 4.446 votos a favor da convocação de uma Assembleia Constituinte para fazer a reforma do sistema político.

No total, 4.621 brasileiros votaram, da França, no Plebiscito Popular que aconteceu na primeira semana de setembro. Além dos milhares de votos online, 418 brasileiros votaram presencialmente nas urnas organizadas pelo Comitê Paris pela Constituinte. Clique aqui para saber tudo sobre a campanha do Plebiscito na França.

Os brasileiros que estão no exterior podem participar apenas das eleições presidenciais no Brasil. Em relação às eleições presidenciais de 2010, o total de votos no Plebiscito Popular superou o número de brasileiros inscritos como eleitores junto ao Consulado (aproximadamente 4 mil), e equivale a mais que o dobro de brasileiros residentes na França que de fato votaram nas últimas eleições (pouco mais de 2150 votos).

A votação na França ficou assim:

Votos Online: 4203

Sim – 4040
Não – 163

Votos Presenciais: 418

Sim – 406
Não  – 9
Brancos – 1
Nulos  – 2

Total de votos: 4621

Sim à Constituinte:  4446 (96,27% do total de votos válidos)

O sucesso da votação online é resultado da intensa mobilização do Comitê, que foi às ruas, distribuiu milhares de panfletos e organizou rodas de discussão sobre a necessidade de uma reforma política. O Comitê também apresentou a campanha do Plebiscito Constituinte às comunidades católica e evangélica brasileiras em Paris e até fez panfletagem de porta em porta na “Casa do Brasil na França”, a Maison du Brésil, residência de dezenas de estudantes brasileiros na Cidade Internacional Universitária, em Paris.

Aliada a essa campanha “corpo a corpo”, o Comitê Paris pela Constituinte organizou uma grande mobilização através da internet, nas redes sociais, site e lista de e-mail. Todos os brasileiros residentes na França eram convidados a se tornarem multiplicadores da campanha do Plebiscito Popular pela Constituinte. Com o trabalho de agitação e propaganda nas ruas e na internet, o Plebiscito chegou à imprensa francesa e também foi divulgado em portais de notícias direcionados à comunidade brasileira na França.

Deixe um comentário