Em destaque, Notícias

Nalu Faria, presente!

Faleceu no dia 6 de outubro a psicóloga, ativista política e liderança feminista, Nalu Faria, que estava em tratamento por insuficiência cardíaca e havia sido internada há dois meses.

Nalu se notabilizou por sua aguerrida militância à frente da Marcha Mundial das Mulheres entre outros diversos movimentos. Era integrante da coordenação-executiva do Conselho de Participação Social da Presidência da República e liderança do Partido dos Trabalhadores.

Em um artigo publicado em março no jornal Brasil de Fato, Nalu Faria apresenta um pouco de como via a luta das mulheres: “Essa grandeza nos conduz a olhar de forma muito aguda para a realidade vivida por nós, mulheres. De um lado, salta aos olhos como nós, mulheres, sustentamos a vida com o trabalho interminável, marcado por múltiplos afazeres simultâneos, precariedade, racismo, controles e imposições sem fim. Assim, as mulheres garantem o cuidado da vida na casa e na sociedade em geral, e atuam também na resistência aos ataques contra os territórios e às tentativas de destruição dos modos de vida. Todo esse trabalho tem uma dimensão invisível: as mulheres estão garantindo conexões entre as pessoas, os tempos, as gerações, os conhecimentos, os afetos.”

Uma das últimas imagens de Nalu, sempre na luta – foto de

A diretoria do Sindicato das Psicólogas de São Paulo presta sua solidariedade e condolências aos familiares de Nalu e femenageia esta grande guerreira, que nos deixou precocemente aos 64 anos.