Notícias

No dia da Ciência e Tecnologia, o SinPsi ressalta o compromisso de cuidar d@ profissional da psicologia online

#PraCegoVer: Na imagem tem um teclado de computador na cor preta. Em cima, uma mão direta, em primeiro plano, digita. Ao fundo, uma mão esquerda.

Tanto no divã quanto no teclado, sindicato defenderá a profissão

Diversas profissões e atividades profissionais estão se modificando devido à tecnologia. E nessa dia da Ciência e tecnologia o SinPsi vem lembrar que a psicologia não ficou de fora dessa mudança.

Desde maio de 2018 a resolução 11 do Conselho Federal de Psicologia ampliou as possibilidades de oferta de serviços de psicologia mediada por Tecnologia da Informação e comunicação.

A psicóloga ou psicólogo poderá oferecer consultas ou atendimentos psicológicos de diferentes tipos por meio das tecnologias da informação e comunicação. Cada tecnologia utilizada deverá guardar coerência e fundamentação na ciência, na legislação e nos parâmetros éticos da profissão. O atendimento, portanto, não poderá ocorrer de qualquer maneira, cabendo ao profissional fundamentar, inclusive nos registros da prestação do serviço, se a tecnologia utilizada é tecnicamente adequada, metodologicamente pertinente e eticamente respaldada.

A diretora do SinPsi Estela Franzin destaca que o sindicato está de olho nas mudanças na profissão e que seu papel continuará sendo em defesa dos profissionais da psicologia e por uma atividade mais humana e democrárica.

“A resolução n* 11 de 11 de Maio de 2018 atende ao chamado tecnológico e regulamenta o atendimento psicológico online. O SINPSI acredita e luta por um futuro mais acessível e apoia x trabalhadx psicólogx  em todos os seus locais de trabalho sejam eles ao lado do divã ou do teclado”, encerrou.

Deixe um comentário