Notícias

No Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial, USP promove seminário sobre o tema

A USP sedia, dia 21 de março, o seminário “Ações Afirmativas na USP: O que a Psicologia tem a ver com isso?”. Com transmissão ao vivo pelo IPTV, o evento acontece no IPUSP, das 9h às 17h, pelo Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial.

Frente aos avanços dos marcos regulatórios (leis, decretos, portarias) e políticas de proteção e promoção de direitos no Brasil, a Psicologia tem sido, cada vez mais, interpelada e chamada a contribuir na compreensão das relações étnico-raciais.

A promoção de políticas de ação afirmativa e a consolidação de práticas de promoção da igualdade étnico-racial dependem do conhecimento produzido sobre os condicionantes que sustentam a discriminação e o racismo, colocando foco sobre a dinâmica de funcionamento de comportamentos e modos de produção de subjetividades que perpetuam o preconceito.

A Psicologia teria, portanto, um papel central na formação de profissionais qualificados para atuar na desinstrumentalização desses processos na vida cotidiana, pois de nada vale leis e políticas públicas se as relações intersubjetivas entre indivíduos e grupos no país continuarem reproduzindo modos de pensar e viver a alteridade semelhantes a do período pós-abolição. Assim, a psicologia tem um papel decisivo, nesse momento, para superação das desigualdades étnico/raciais no país.

Confira a programação:

9h às 12h – Mesa redonda I

DESIGUALDADES, RELAÇÕES ÉTNICO/RACIAS E A FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO

Prof. Dr. Alessandro de Oliveira dos Santos 

Depto. de Psicologia Social e do Trabalho – PST

Prof. Dr. Danilo Silva Guimarães

Depto. de Psicologia Expermental – PSE

Mediação: Dra. Eliane Costa 

Laboratório de Estudos em Psicanálise e Psicologia Social – LAPSO/USP)

14h às 17h – Mesa redonda II

AÇÃO AFIRMATIVA NA UNIVERSIDADE

Prof. Dra. Fulvia Rosemberg

Programa de Psicologia Social da PUC/SP e Fundação Carlos Chagas) e representante da Reitoria da USP

Mediação: Profa. Dra. Marie Claire Sekkel

Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano – PSA

Conferencistas:

Prof. Dr. Alessandro Oliveira Santos
Docente do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho IPUSP. Atua nas linhas de pesquisa: Processos Psicossociais Básicos – relações indivíduo/grupo; e Psicologia Social, Saúde Coletiva e Política.

Prof. Dr. Danilo Silva Guimarães
Docente do Departamento de Psicologia Experimental do IPUSP. Sua área de atuação envolve problemas teóricos e metodológicos da psicologia cultural, focalizando, especialmente processos de construção de identidades e alteridades na relação de pessoas indígenas com a sociedade não indígena.

Profa. Dra. Fúlvia Maria de Barros Mott Rosemberg
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1965) e doutorado no Laboratoire de bio/psychologie de lenfant – Ecole Pratique des Hautes Etudes Université de Paris (1969) E pesquisadora sênior da Fundação Carlos Chagas e professora titular em Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Na Fundação Carlos Chagas é coordenadora, no Brasil, do Programa Internacional de Bolsas de Pós-graduação da Fundação Ford. Tem experiência na área de Estudos sobre Ideologia e Educação.

Organização: 

Comissão para uma Política de Inclusão Assessora da Congregação do IPUSP:

Prof. Dr. Alessandro Oliveira Santos 

Prof. Dr. Danilo Guimarães 

Profa. Dra. Iray Carone 

Profa. Dra. Marie Claire Marie Claire Sekkel 

Selene Onila Thomaz Passos 

Dra. Eliane Silvia Costa 

Pedro Eduardo Silva Ambra 

Roberto Rosa 

Local:
IPUSP – Auditório Carolina Bori
Av. Prof. Mello Moraes, 1721
Cidade Universitária 

Deixe um comentário