Notícias

Parabéns Psicólogos e Psicólogas

Neste dia 27 de agosto é comemorado no Brasil o Dia do Psicólogo, data escolhida devido a sua simbologia e representatividade. Foi neste dia em 1964 que a profissão de psicólogo foi regulamentada através da Lei 4.119/62, reconhecendo o esforço e o trabalho daqueles que escreveram a sua história.

São muitos avanços da psicologia nos seus 47 anos de regulamentação, um deles é a concepção de que a psicologia pode e deve atuar na melhoria das condições de vida de cada um de seus usuários, mas não pode desconsiderar o meio social. As injustiças são produzidas por relações sociais desiguais e as ideologias cumprem o papel de justificar as desigualdades, individualizando ou restringindo o fracasso a uma determinada classe social, ou etnia, ou raça. Por isso é fundamental que a psicologia tenha um claro compromisso e práticas engajadas com as transformações da sociedade. Nossas entidades, e particularmente o SinPsi, devem traduzir esse compromisso em um claro projeto político e um claro programa de ação.

Defendemos os direitos e as condições de trabalho dos profissionais sem nunca descolar essa luta da defesa dos interesses da sociedade e particularmente dos trabalhadores e dos marginalizados.

Ação sindical é também a defesa de políticas públicas que mereçam assim serem chamadas. É também defender os amplos direitos de liberdade, os direitos humanos, contra a discriminação e preconceitos. Neste campo, o caso da psicóloga que contrariando resoluções do CFP promovia a “cura” da homossexualidade é emblemático. Temos uma marca ética que nos é cobrada a cada uma de nossas manifestações, seja no âmbito da clinica (privadamente) seja nas nossas posições públicas.

Talvez o nosso espaço mais fecundo de atuação esteja relacionado principalmente com a promoção da saúde. Claro que há atuação em processos de cura, mas mesmo neste campo temos mais eficácia nos processos de recuperação. O profissional de Psicologia é talhado para o trabalho multi e transprofissional. Arrisco dizer que somos uma profissão do presente em direção ao futuro.

A presença do psicólogo é humanizadora na medida que somos críticos e comprometidos com a saúde vista como direito universal que é uma construção histórica e ao mesmo tempo cotidiana.
Neste Dia do Psicólogo, o SinPsi parabeniza os tantos (as) jovens que ingressam todos os anos na profissão. Somos atualmente uma profissão jovem e de massiva presença feminina.

Parabéns a todos profissionais!

Rogério Giannini
Presidente do SinPsi

Deixe um comentário