Notícias

Prefeitura de São Paulo lança no dia 13 de maio o Plano Municipal para a Erradicação do Trabalho Escravo

A Prefeitura de São Paulo, a Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Cidadania e a Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Escravo (COMTRAE/SP) vão lançar no próximo dia 13, às 10 horas, o Plano de Erradicação do Trabalho Escravo. O evento vai ocorrer na Praça das Artes,  na avenida São João, 281, no centro de São Paulo.

A mesa de abertura do evento, contará com a participação do prefeito Fernando Haddad (PT), do Secretário de Direitos Humanos e Cidadania Eduardo Suplicy, da Presidente do Tribunal Regional do Trabalho 2ª Região Dra. Silvia Devonald, da Procuradora Chefe do MPT Claudia Lovato Franco e do Superintendente Regional do Trabalho e Emprego, Luiz Antonio Medeiros (a confirmar).

O presidente do Sindicato dos Psicólogos de São Paulo (SinPsi), Rogério Giannini, participou do processo de elaboração do PETE, representando a CUT -SP. Giannini ressalta a necessidade de participação dos sindicatos nessa pauta, afinal, é preciso ter em mente que o trabalho escravo está sempre vinculado à uma cadeia produtiva. “É uma super exploração odiosa do trabalho como forma de aumentar lucros e nenhum empresário pode fazer vistas grossas ao problema pois isso servirá de incentivo a essa prática. Os sindicatos, por outro lado, podem ser um espaço de acolhimento de vítimas pela capilaridade e pela confiança de que se trata de uma instituição que visa defender os direitos das(os) trabalhadoras(es). 

Deixe um comentário