Notícias

Presidente Prudente (SP) realiza semana da diversidade e 12ª Parada do Orgulho LGBT

Debates, filmes, shows e palestras estão na programação da semana

O Grupo Somos LGBT, o Coletivo LGBT da CUT subsede de Presidente Prudente, o Levante Popular da Juventude e a Casassa (Casa de Acolhimento LGBT+) realizam em conjunto, por meio de uma comissão formada por integrantes dos grupos e outros colaboradores cidadãos do município e defensores do respeito à diversidade humana, a 12ª Parada do Orgulho LGBT e a 3ª Semana da Diversidade Sexual de Presidente Prudente.

Os eventos serão destinados a toda a população de Presidente Prudente e região e tem a finalidade de oferecer atrações e atividades públicas gratuitas que ampliem o conhecimento e despertem a consciência dos munícipes sobre as questões sociais, políticas e culturais que envolvam a comunidade LGBT em todos os âmbitos de nossa sociedade. A proposta é utilizar uma manifestação artística já tradicional na cultura LGBT, tanto no Brasil como no exterior, que são as paradas com seus desfiles e shows em espaços públicos para aproximar a população em geral, da cidade e região, para a realidade de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

O objetivo é estabelecer a empatia e estimular o exercício da cidadania dos habitantes de Presidente Prudente e região, desenvolvendo, para isso, atrações que proporcionem um contato sadio, respeitoso, festivo e didático entre a comunidade LGBT e toda a sociedade, por meio de espetáculos artísticos, oficinas, palestras, debates e outras intervenções culturais que deverão ocorrer entre os dias 1º e 8 de julho.

O tema da 12ª Parada do Orgulho LGBT e da 3ª Semana da Diversidade Sexual de Presidente Prudente é ligado à educação. O lema foi escolhido por meio de uma campanha dirigida à comunidade, onde qualquer pessoa pôde enviar para a comissão uma ou mais sugestões de lemas, os quais foram levados para votação das três melhores. E a frase escolhida, no critério de mais votada na rede social, foi adotada como lema oficial do projeto: “Ocupando a educação, para colorir com democracia!”.

Com muito esforço e luta, garantiu-se a promoção de pelo menos um evento por dia da Semana, compreendida entre os dias 1ª a 7 de julho, finalizando no sábado, véspera do desfile da Parada do Orgulho LGBT. Durante o referido período serão oferecidas atividades gratuitas em locais variados da cidade, decididos conforme sua dinâmica, o público esperado e as parcerias estabelecidas. As atividades são: mesas de debates, palestras, espetáculos artísticos, exibições de cinema e outras formas de eventos culturais e informativos que serão oferecidos sem custos para o público (segue abaixo a programação completa).

O desfile da 12º Parada do Orgulho LGBT ocorrerá no dia 8 de julho de 2018. Conforme o cronograma elaborado pela comissão responsável por este projeto, a concentração do público para saída do trio elétrico será na Avenida 14 de Setembro, próximo à rotatória do cruzamento com a Avenida Cel. José Soares Marcondes (rotatória da Guaíba) e se dará a partir das 14h.

O desfile com o trio terá início às 15h, com trajeto até o local de concentração, percorrendo aproximadamente 1.500 metros, até as proximidades do número 1.770 da Avenida 14 de Setembro (próximo à rotatória da Av. Celestino Figueiredo), onde estará montado o palco para as apresentações artísticas. Os shows compreenderão espetáculos de grupos de dança, das tradicionais apresentações de drag queens, de artistas performáticos e de grupos musicais diversos. O início das apresentações no palco está previsto para as 17h e terá duração aproximada de cinco horas.

Programação da 3ª Semana da Diversidade Sexual – 2018
 – Terça-feira – 03/07/18 – 19h30
Cine-Debate: filme “Me Chame Pelo Seu Nome”.
Local: Bosque do Sesc Thermas (Rua Alberto Peters, 111 – Jardim das Rosas).
 
– Quarta-feira – 04/07/18 – 19h
Palestra: “Sexualidade e Diversidade: a Prevenção Combinada às ISTs”, com Carla Diana, coordenadora da Associação Prudentina de Prevenção à Aids – APPA.
Local: CUT Subsede de Presidente Prudente (Rua Ulisses Ramos de Castro, 268 – Bosque).
 
– Quinta-feira – 05/07/18 – 19h30
Bate-Papo: “A Discussão de Gênero e Sexualidade na Escola”, com Amara Moira e Arilda Ines Miranda Ribeiro, mediação de Walleria Suri.
Local: Área de Convivência do Sesc Thermas (Rua Alberto Peters, 111 – Jardim das Rosas).
 
– Sexta-feira – 06/07/18 – 19h
Seminário: “Educação para a Saúde das Mulheres Lésbicas”.
Local: Museu Municipal (Rua Dr. João Gonçalves Foz, 2.179 – Jardim Marupiara).
 
– Sábado – 07/07/18 – 16h
Show com a banda Mulamba.
Local: Área de Convivência do Sesc Thermas (Rua Alberto Peters, 111 – Jardim das Rosas).
 
– Sábado – 07/07/18 – 23h59
Festa Oficial da Parada LGBT 2018: “Pré-Parada”.
Local: Santa Helena Villa Country (Rua Dona Militânia, 4 – Vila Santa Helena).
 
– Domingo – 08/07/18 – 14h (início da concentração na rotatória da Guaíba)
12ª Parada do Orgulho LGBT de Presidente Prudente.
Local: Parque do Povo.

Deixe um comentário